MÉDICO VETERINÁRIO, PARABÉNS PELO SEU DIA!

Categoria: Notícias | Publicado em: 09/09/2013

Muito além do notório papel de médico de animais de pequeno ou grande porte, o Médico Veterinário é um personagem central também para a saúde pública e para o desenvolvimento sustentável.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 75% das doenças que acometem os seres humanos vêm dos animais – e os Médicos Veterinários atuam de diversas formas para nos proteger. São eles os responsáveis por inspecionar e avaliar todos os produtos de origem animal que chegam às nossas mãos, acompanhando cada etapa do processo entre a criação dos animais e a industrialização e comércio destes produtos e alimentos. São eles também os responsáveis por prevenir a entrada no país de pestes e doenças como a gripe aviária e a doença da vaca louca; e por desenvolver novas vacinas para tratar e erradicar estas doenças. Não por acaso, a OMS vem solicitando a inserção de Médicos Veterinários nas equipes de administração, planejamento e coordenação de programas de saúde de seus países-membros.

Além disso, os Médicos Veterinários estão se tornando cada vez mais importantes também para o desenvolvimento sustentável – atuando como agentes da preservação, proteção e conservação da biodiversidade, do uso sustentável de recursos naturais, do controle de riscos ao ambiente, da educação ambiental e do bem-estar animal, por exemplo.

E não é só: os Médicos Veterinários atuam em inúmeras outras frentes ligadas à educação, à nutrição animal, ao melhoramento genético, às indústrias de medicamentos e de ração, ao biotério, aos cuidados com animais silvestres e selvagens e até mesmo na prevenção do bioterrorismo – entre inúmeras outras.

BRASIL É RECORDISTA – Hoje, o Brasil é o país com maior contingente de Médicos Veterinários no mundo: os mais recentes números do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) atestam que há no Brasil 84.151 Médicos Veterinários na ativa em mais de 50 áreas de atuação – e cerca de cinco mil novos profissionais chegando ao mercado por ano. Em segundo lugar estão os EUA, com 83 mil.

Ainda segundo o CFMV, o Brasil é recordista mundial em número de escolas para o ensino da Medicina Veterinária: são cerca de 190 instituições, onde 50 estão localizadas somente no estado de São Paulo.

RESPONSABILIDADE GLOBAL – O presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, reitera o compromisso global dos Médicos Veterinários para com os homens, os animais e a natureza. “Temos responsabilidade socioambiental: trabalhamos com a segurança alimentar, buscando garantir alimentos em quantidade e qualidade para gerações atuais e futuras; estamos atentos à questão da economia verde e da coexistência entre homens, animais e seu meio ambiente para a manutenção da saúde”, diz – explicando que é também responsabilidade do Médico Veterinário estabelecer parâmetros, normas e procedimentos para conscientizar pecuaristas e agricultores sobre o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis no ambiente em que atuam.

O CFMV CONTRA O TRÁFICO DE ANIMAIS SELVAGENS – Em 2013, o CFMV celebra 45 anos de existência com uma intensa campanha por todo o país contra o tráfico de animais selvagens – num esforço por envolver toda a população brasileira na luta contra este que é um dos mais graves problemas nacionais.