Médico Veterinário de MS torna-se professor emérito da UFRGS

Categoria: Notícias | Publicado em: 09/07/2015

Na manhã do último dia 3, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou cerimônia de entrega do título de professor emérito a Cláudio Martins Real. A indicação à honraria, iniciativa do diretor da Faculdade de Veterinária, Emerson Contesini, levou em conta a trajetória notável do homenageado como professor, pesquisador, empreendedor e pioneiro em atividades na UFRGS e em sociedades de classe, divulgando a alargando conhecimentos de sua área.

O reitor Carlos Alexandre Netto destacou a importância da contribuição do trabalho de Real para a construção da excelência atual da Universidade e disse que ele está entre as pessoas que honram e dignificam o nome, a história e a tradição da UFRGS. “Esse título reconhece e celebra todo o seu compromisso institucional e, de maneira especial, sua dedicação, criatividade, capacidade de inspirar, de motivar, e o amor por tudo que ele faz.”

Entre lágrimas e gargalhadas, o primeiro professor emérito dos 92 anos da Faculdade de Veterinária compartilhou um pouco de sua história com amigos, alunos, professores e familiares que assistiram à cerimônia. Afastado da Universidade há 33 anos, disse ainda sentir-se em casa. “Foi aqui que nasci para a Veterinária, profissão que escolhi, que amo e exerço com orgulho. E foi à UFRGS que dei o melhor de minhas energias e o vigor de minha vida.”

Nascido em 11 de fevereiro de 1926, em Capão do Leão, no Rio Grande do Sul, Real diplomou-se pela UFRGS, onde atuou como professor entre 1949 e 1981. Na Faculdade de Veterinária, atuou por 10 anos como chefe do departamento de Clínica Médica, além de ter sido coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. Os alunos formandos reconheceram seu trabalho escolhendo-o como paraninfo dez vezes e como professor homenageado em nove oportunidades. Depois de aposentar-se pela UFRGS, foi docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), da Fundação Universidade de Bagé e do Instituto François Lamasson (IHF), em Ribeirão Preto. Ao todo, foram 45 anos de atuação no magistério superior.

Atualmente Real ainda integra várias sociedades científicas e profissionais, nacionais e internacionais. É reconhecido como precursor da homeopatia veterinária brasileira. Nesta área, desde 1985, é proprietário da Real H – Nutrição e Saúde Animal, maior empresa do país no ramo da inclusão da homeopatia na nutrição e no tratamento de doenças animais. Também é sócio-proprietário e responsável técnico da empresa CMR – Laboratórios Homeopáticos Veterinários LTDA, desde o ano de 2009.

Fonte: UFRGS