Mais de 1000 profissionais participaram dos cursos de responsabilidade técnica do CRMV/MS em 2015

Categoria: Notícias | Publicado em: 17/12/2015

Encerrando o calendário 2015 de cursos, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CMRV/MS) promoveu na última sexta-feira (11), em Dourados, o 13º Curso Básico de Responsabilidade Técnica. Ao todo, mais de mil Médicos Veterinários e Zootecnistas participaram das edições, que teve início em março deste ano e foram realizadas em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.

Nos cursos, o CRMV/MS apresentou e discutiu com os profissionais leis e resoluções inerentes ao exercício profissional, orientou como buscar a valorização profissional e introduziu o Livro de Registro do RT para uso em suas atividades na empresa. O livro é fornecido gratuitamente pelo Conselho e nele o profissional irá descrever suas atividades periodicamente, como orientações repassadas a funcionários e proprietários da empresa, com o objetivo de salvaguardar o RT e o bom funcionamento de empresa contratante.

Os cursos contaram ainda com palestras da Superintendência Federal de Agricultura no MS (SFA-MS/MAPA), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) e Vigilância Sanitária dos três municípios. Cada órgão apresentou suas legislações relativas ao Trabalho do Responsável Técnico (RT) e as principais dificuldades enfrentadas em fiscalizações.

Segundo o Presidente João Vieira de Almeida Neto, os cursos vem atender uma demanda dos profissionais por atualização das legislações e equiparar o CRMV/MS aos Conselhos mais avançados do país.

O médico veterinário Marcos Bertocco Meirelles avaliou o curso como esclarecedor. “Além de tirar dúvidas, nos atualiza de novas legislações e nos faz lembrar de outras que as vezes esquecemos no dia a dia”, completa Meirelles.

Edneu Davi Foroni, RT e sócio proprietário de uma casa agropecuária, gostou do curso, pois “serviu para os profissionais levarem as dificuldades que os colegas tem em suas atividades para o Conselho poder ajudar. Também ajudou a orientar melhor meus clientes e funcionários, de maneira que eu possa cobrar mais e corretamente o que eu preciso que eles façam para que a gente não fique exposto a nenhuma situação difícil perante o Conselho de Veterinária”.

Já o médico veterinário Renato Vargas Ordacowski gostou da possibilidade de interação com os fiscais agropecuários dos órgãos estaduais e federais, em que pode questionar e pedir orientação nas atividades do trabalho desempenhado. Ordacowski espera ainda, que os cursos avançados possam esclarecer dúvidas específicas da área em que atua.

Em breve, o CRMV/MS irá lançar a agenda 2016, com cursos básicos e avançados nas áreas de fábrica de rações, frigoríficos, estabelecimentos veterinários, casa de produtos veterinários, entre outros.

Fonte: Ascom/CRMV-MS