Indicações de zootecnistas para concorrer ao Prêmio Professor Octávio Domingues devem ser enviadas até 30 de julho

Categoria: Notícias | Publicado em: 18/05/2015

O Conselho Federal de Medicina Veterinária homenageia, anualmente, zootecnistas brasileiros que tenham realizado relevantes serviços ao desenvolvimento agropecuário do país. O Prêmio Professor Octávio Domingues é entregue desde 2008.

Qualquer pessoa física ou jurídica (pública ou privada) pode indicar um nome. O prazo para o envio das indicações acaba no dia 30 de julho.

O vencedor do prêmio recebe uma placa, bóton especial e medalha. Os currículos, os memoriais e toda a documentação que comprove a carreira dos indicados são submetidos à avaliação em Sessão Plenária pelos conselheiros do CFMV.

“O Prêmio Professor Octávio Domingues é uma homenagem prestada anualmente pela maior entidade da profissão no país a zootecnistas de destaque,” afirma o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda.

Octávio Domingues

O nome do prêmio é uma homenagem a Octávio Domingues, autor de diversos estudos de importância para o desenvolvimento da Zootecnia no Brasil. Nascido em Xapuri (AC) ele foi o primeiro professor de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura do Pará, em 1918. Graduou-se como engenheiro agrônomo em Piracicaba (SP) e pós graduou-se nos Estados Unidos. Lecionou a disciplina ‘Zootecnia Geral’ na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, onde cursou a graduação. Mais tarde, passou a professor catedrático de Zootecnia Especial da Escola Nacional de Agronomia, hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Representando a UFRRJ integrou a equipe de professores enviados aos EUA para avaliação dos procedimentos administrativos, didáticos, de pesquisa agronômica e extensão rural adotados pelo Sistema Universitário Norte-Americano dos “Laind Grant Colleges”.

Acesse a Resolução CFMV nº 870/2007 que aprovou o estatuto do Prêmio Professor Octávio Domingues: http://portal.cfmv.gov.br/portal/lei/index/id/309

Fonte: Ascom/CFMV