CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Imunização do rebanho contra a febre aftosa faz parte da preocupação com a Saúde Única

Categoria: Notícias | Publicado em: 05/04/2016

A imunização do rebanho de forma correta e nas datas previstas no calendário nacional de vacinação é fundamental para o combate à febre aftosa.

O médico veterinário está presente em várias etapas dessa campanha e seu trabalho é essencial para o cumprimento das metas de erradicação da doença no país.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou o calendário oficial de vacinação em 2016. No Planalto, a vacinação começou dia 2 e vai até o dia 1º de junho. No Pantanal, para os optantes da etapa maio, o período também iniciou nesta segunda-feira e vai até o dia 16 de junho. Na região da Fronteira, os criadores começaram com a vacinação no dia 1º de abril e o prazo termina em 15 de maio.

Também é importante o preenchimento da declaração de vacinação e a entrega do documento no serviço veterinário oficial do estado, junto com a nota fiscal de compra das vacinas.

Confira abaixo as perguntas e respostas elaboradas pelo Ministério da Agricultura para tirar dúvidas sobre a febre aftosa. Clique aqui para conferir mais informações no  folder da campanha.

O que é a febre aftosa?

 É uma doença altamente contagiosa e se espalha rapidamente. Os animais têm febre, aftas na boca, nas tetas e entre as unhas, se isolam dos outros, babam, mancam, arrepiam o pelo e param de comer e beber.

Quais os animais que podem ser afetados pela febre aftosa?

Bovinos, búfalos, caprinos, ovinos, suínos e animais silvestres que possuem casco fendido (duas unhas).

Como a febre aftosa é transmitida?

O vírus está presente na saliva, no líquido das aftas, no leite e nas fezes dos animais doentes. Qualquer objeto ou pessoa que tenha contato com essas fontes de infecção se torna um meio de transmissão para outros rebanhos. A transmissão para humanos é raríssima.

Quais os efeitos da febre aftosa?

A doença pode ser fatal em animais jovens. Os animais afetados não conseguem se alimentar e enfraquecem muito, com perda severa de produção de leite e carne. O principal efeito da doença é comercial. Devido ao seu alto poder de difusão, os países estabelecem barreiras comerciais às regiões onde ocorreu Aftosa, causando sérios prejuízos econômicos e sociais.

O que fazer em caso de suspeita da doença?

Qualquer pessoa que verifique os sintomas nos animais deve comunicar imediatamente ao serviço veterinário oficial. Um veterinário oficial fará inspeção dos animais e tomará as providências necessárias.

Como a doença é controlada?

A vacinação é fundamental na erradicação e prevenção da Aftosa. Se confirmada a doença, a principal forma de controle é o isolamento e sacrifício de animais doentes, e eliminação de fontes de infecção. Quanto mais rápido for detectada a doença, mais rápida será a contenção e menores os prejuízos

Fonte: CFMV com informações Ministério da Agricultura


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts