Estudantes e profissionais na expectativa para a próxima edição do Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária

Categoria: Notícias | Publicado em: 13/09/2016

Atualizar-se, trocar experiências e conhecer mais sobre a atuação do médico veterinário na Saúde Pública. Estudantes de Medicina Veterinária e médicos veterinários estão na expectativa para a realização da oitava edição do Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária.

O evento, organizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), acontece em Campo Grande (MS), dias 18 e 19 de outubro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do CFMV até o dia 4 de outubro.

Formada pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) a ex-professora e doutoranda Carolina de Alvarenga Cruz já garantiu a sua vaga. Ela vai sair da sua cidade Jabutical (SP) com destino a Campo Grande (MS) para acompanhar o evento.

“Muito importante os médicos veterinários conhecerem sobre a Saúde Pública Veterinária. Nós somos primordiais atores para ajudar a enfrentar e resolver os novos desafios para a saúde. Uma vez que a globalização facilita a transmissão de enfermidades”, afirma.

O médico veterinário Wesley Lyeverton Correia Ribeiro, de Fortaleza (CE), também já fez inscrição. Ele estará pela primeira vez em um evento organizado pelo CFMV. Para Wesley, será uma oportunidade de discutir as perspectivas para o futuro neste ramo de atuação. “É a chance de congregarmos, em um só momento, conhecimentos oriundos de inúmeros profissionais da Saúde Pública Veterinária do país, na esperança de desenvolvermos novas diretrizes para o enfrentamento de questões relacionadas ao tema”.

Ezequiel Alves de Jesus, 29 anos, está no terceiro semestre de Medicina Veterinária da faculdade Icesp/Promove, em Brasília (DF), e também vai participar do seminário. Ele considera atualização profissional essencial para a sua carreira. “Pretendo ampliar meus conhecimentos na área. Hoje, grande maioria das endemias, zoonoses, estão ligadas a questão sanitária e, consequentemente, do incorreto manejo de animais utilizados na alimentação humana. Mesmo as questões envolvendo animais de estimação podem tornar-se uma questão de calamidade dentro da saúde pública, colocando em risco a saúde e a sustentabilidade do animal, do homem e do meio ambiente”, relata.

Estudante de Medicina Veterinária pela faculdade Anhanguera de Dourados (MS), Samuel Lima Pereira Figueira, 22 anos, também vai presenciar as palestras e debates do evento. Para ele, o médico veterinário tem um papel de grande estima no desenvolvimento de atividades no controle sanitário. “Será de ampla valia para empregar, futuramente, os conhecimentos adquiridos durante o seminário em minha vida profissional, além de contribuir para a Saúde Pública da nossa nação. As expectativas são as melhores possíveis. Os conhecimentos nos conscientizarão sobre a importância do assunto para o Brasil”, diz.

O estudante de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ) Iury Uzêda da Rocha, 30 anos, foi um dos primeiros a fazer a inscrição. Ele pretende atualizar seus conhecimentos e aprender novas técnicas e conceitos em Saúde Pública Veterinária. “Quero conhecer profissionais que atuem na área. Acredito que na graduação há poucas matérias que abordam o assunto, o que leva a formação de um profissional com pouco conhecimento para o mercado de trabalho, o que na minha opinião não seria o ideal para a classe nos dias atuais e no futuro”, conta.

VIII Seminário Nacional de Saúde Pública Veterinária

Tema: O médico veterinário na Saúde Única

Data: 18 e 19 de outubro de 2016

Local: Auditório Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) – Campo Grande (MS)

Público-alvo: estudantes e profissionais de Medicina Veterinária Inscrições: são gratuitas e podem ser feitas online clicando aqui até o dia 4 de outubro. Interessados também podem se inscrever no local, no dia do evento.

Programe-se para não perder nenhuma palestra. Confira a programação.

Fonte: Flávia Lobo/CFMV