CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Embrapa lança cartilha sobre o uso da água da chuva na produção animal

Categoria: Notícias | Publicado em: 14/09/2016

O uso de água da chuva na produção animal tem muitas vantagens, mas é necessário que o produtor fique atento à qualidade da água armazenada. A Embrapa Pecuária Sudeste lançou a publicação "Captação de água de chuva e armazenamento em cisterna para uso na produção animal", de autoria do pesquisador e zootecnista Julio Palhares, que discute vários aspectos do sistema.

Reduzir a captação de água das fontes naturais pode ter impactos ambientais e econômicos positivos. O uso de cisterna em uma propriedade rural, segundo Palhares, promove a segurança hídrica e contribui para a viabilidade econômica da atividade. "A utilização da água armazenada em cisterna para as rotinas da produção animal é uma prática desejável, mas devem ser observados o correto manejo das estruturas de captação, condução e armazenamento e a legislação relacionada à qualidade da água para os diversos usos", explica o pesquisador.

A chuva é uma fonte alternativa de água para fins potáveis ou não potáveis. De acordo com a publicação, independente da escala e da finalidade, um sistema de aproveitamento de água de chuva tem várias vantagens, como a de não haver cobrança pelo uso; pode substituir, parcial ou integralmente, as fontes superficiais e subterrâneas; a água armazenada na cisterna pode ser usada para irrigação, limpeza e resfriamento de instalações. Para usos mais nobres, como o consumo dos animais e a higienização de equipamentos, a qualidade da água deve ser monitorada.

A publicação está disponível no site https://www.embrapa.br/pecuaria-sudeste/publicacoes

Fonte: Mapa


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts