Dia Mundial do Meio Ambiente: o compromisso da Medicina Veterinária e da Zootecnia com a questão ambiental

Categoria: Notícias | Publicado em: 06/05/2015

A preocupação ambiental faz parte da rotina diária do trabalho de médicos veterinários e zootecnistas. A Medicina Veterinária tem papel fundamental no uso responsável dos parasiticidas, antibióticos, além da destinação correta dos dejetos e resíduos. Na agropecuária, por exemplo, destacamos a importância destas profissões no desenvolvimento de uma exploração sustentável, baseada no manejo racional dos recursos naturais.

O dia 5 de junho é marcado pelas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi escolhida, em 1972, durante a primeira Conferência das Nações Unidas Sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária tem o compromisso de zelar pelo exercício da Medicina Veterinária e da Zootecnia com o menor impacto ambiental possível, respeitando e atendendo à legislação ambiental vigente. A Comissão de Meio Ambiente do CFMV trabalha para fortalecer e expandir o conhecimento e o exercício das duas profissões nas áreas ambiental e agropecuária.

Uma das preocupações a serem trabalhadas pela Comissão de Meio Ambiente do CFMV é a redução, quando possível, dos resíduos sólidos gerados pelo trabalho e a destinação correta do que for consumido para cumprir com o compromisso ambiental e diminuir os impactos no meio ambiente.  O profissional de medicina veterinária precisa saber quais cuidados tomar no manejo e destinação de resíduos químicos utilizados em tratamento de pacientes com câncer, por exemplo.

“Também mostramos para os profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia que existe uma área de atuação importante que lida diretamente com a questão ambiental e que deve ser ocupada por médicos veterinários e zootecnistas, cada um dentro de suas competências”, afirma a médica veterinária Elma Polegato, integrante da Comissão de Meio Ambiente do CFMV.

O CFMV também destaca a responsabilidade do meio acadêmico na formação de profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia que correspondam às necessidades impostas pela sociedade e com os problemas ambientais da atualidade.

Fonte: Ascom/CFMV