CRMV-MS presente na 7ª Reunião da Comissão Pan-Americana de Inocuidade de Alimentos

Categoria: Notícias | Publicado em: 22/07/2016

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), representado pelo Presidente João Vieira de Almeida Neto, juntamente com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) participou das discussões da 7ª Reunião da Comissão Pan-Americana de Inocuidade de Alimentos (COPAIA 7), realizada nesta quarta-feira (20/7), em Assunção, Paraguai. Na ocasião, foram debatidos temas como resistência antimicrobiana e inocuidade de alimentos; análise de risco na saúde pública; o comércio internacional de alimentos; a política nacional em qualidade nutricional de alimentos, entre outros.

Uma das palestras de maior destaque foi sobre resistência antimicrobiana. Para Patrick McDermott, diretor do Sistema de Monitoramento da Resistência Antimicrobiana Nacional dos Estados Unidos (Narms), é de suma importância o enfoque de riscos na saúde. Para ele, além do diagnóstico, devem ser considerados mecanismos tecnológicos, dando conhecimento de análise de risco para todos os profissionais da área da saúde.

“A ferramenta é de fundamental importância para a tomada de decisões e para contribuir com uma forma mais eficiente no trato de alimentos, sobretudo para a saúde do ser humano”, afirmou McDermott.

O fato de a inocuidade dos alimentos iniciar no campo foi consenso entre os palestrantes. “Esquecer de onde vem e como são produzidos os alimentos exclui a importância de uma cadeia integrada, que vai desde o campo até a mesa do consumidor”, afirma o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, presente no evento.

Também foi ressaltada a responsabilidade dos países em oferecer para suas populações produtos e subprodutos de animais com a mesma qualidade dos produtos exportados, além da necessidade de analisar se as informações chegam ao produtor de forma correta e contínua.

Foi discutida ainda a importância de se levar ao produtor alternativas sustentáveis, que não impactem no meio ambiente, na saúde animal e na saúde humana, que formam a Saúde Única.

Além de Patrick McDermott, participaram como palestrantes Fernando Sampedro Parra, da Universidade de Minesota; Laura Mendoza, do Instituto de Alimentação e Nutrição (INAN) do Paraguai; e Enrique Perez, da Organização Panamericana de Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPS/OMS).

Saiba mais

A Copaia 7, assim como a Cohefa 13, é um preparatório para a Reunião Interamericana Ministerial de Saúde e Agricultura (RIMSA), que ocorre nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/7), também em Assunção. O evento é organizado pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) da OMS, com apoio do governo do Paraguai.

A RIMSA é o único fórum regional permanente no qual se apresentam e propõem temas e se coordenam ações, com a participação dos ministros da Agricultura e da Saúde de todos os Estados-membros da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Na reunião, serão definidos temas importantes de cooperação técnica em saúde pública veterinária, no âmbito da inocuidade dos alimentos; erradicação da febre aftosa e a prevenção e controle das zoonoses, bem como no fortalecimento e articulação para saúde animal e humana.