CRMV/MS participa de reunião com entidades do setor produtivo e ministro Blairo Maggi

Categoria: Notícias | Publicado em: 31/03/2017

A convite do Governo de Mato Grosso do Sul, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de MS (CRMV/MS), João Vieira de Almeida Neto, esteve presente, na tarde de ontem (30), em reunião fechada com entidades do setor produtivo, Governador de Estado, Reinaldo Azambuja, e ministro do Ministério da Agricultura, Blairo Maggi.

O encontro, realizado após entidades do setor agropecuário subscreveram uma carta conjunta cobrando a devida punição das pessoas e empresas denunciadas na Operação Carne Fraca, teve como objetivo discutir o fortalecimento dos produtos de origem animal produzidos no MS e comercializados no Brasil e no exterior.

Representando os médicos veterinários do Estado, o presidente do CRMV/MS reiterou a importância destes profissionais no Serviço Veterinário Oficial, que garante a credibilidade dos produtos. “O médico veterinário não era visto pela sociedade e pelas autoridades como protagonista na segurança dos alimentos de origem animal”, completou o presidente ressaltando a Lei nº 5517/68, que atribui como atividade privativa do médico veterinário a inspeção e fiscalização destes produtos.

Citou ainda, a importância da COSALFA (Reunião Ordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa), que será realizada na cidade de Pirenópolis (GO), nos próximos dias 06 e 07. “As decisões ali tomadas refletirão diretamente na confiança do mercado importador nos produtos brasileiros”, acrescentou.

Ainda na parte da tarde, o presidente participou da inauguração do mais moderno laboratório de pesquisa em segurança e qualidade da carne da América Latina, instalado na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande.

O Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária (Biopec) passa a ter a primeira estrutura do Brasil de laboratórios de alto nível de biossegurança para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em bovinos, aves e suínos, podendo também ser utilizado em outras cadeias produtivas de carne. O laboratório conta com um conjunto de instalações que aumenta a capacidade do Brasil de garantir a qualidade sanitária dos rebanhos

À noite, João Vieira participou da inauguração do Pavilhão de Ovinos, em homenagem ao produtor Roberto Moacar Orro e da abertura da 79ª Expogrande.

Fonte: Ascom/CRMV-MS com informações Mapa