CRMV/MS participa de I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Ética, Bioética e Bem-estar animal

Categoria: Notícias | Publicado em: 31/08/2016

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS) participou, nesta segunda (29) e terça-feira (30), do  I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Ética, Bioética e Bem-estar animal, realizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em sua sede, em Brasília.

O evento reuniu mais de 20 participantes, entre elas Maria Araújo Teixeira, presidente da Cebea/CRMV-MS.

O evento foi encarado como uma oportunidade paras as equipes que estão trabalhando em novas ações voltadas para o bem-estar animal, proporcionando um espaço para o debate e o aprendizado.

A iniciativa pioneira do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em reunir representantes de todas as unidades da federação para harmonizar as propostas de cada região foi considerada um grande incentivo pela presidente da Cebea do CRMV/MS, que formou a sua própria comissão em julho deste ano.

“Está sendo uma grande preparação. Na verdade, estou aqui mais como ouvinte, como aprendiz, para saber como as coisas são feitas. Estou achando muito interessante”, avalia Maria Araújo Teixeira, presidente da Cebea/CRMV-MS.

O presidente do Conselho Regional do Estado de Roraima (CRMV-RR), Francisco Edson Gomes, afirmou que o encontro e os temas propostos pelas comissões serão fundamentais para a criação de uma comissão sobre o tema.

“Isso efetivamente será muito positivo. O CFMV, na figura da Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal, está de parabéns. Espero que isso seja um divisor de águas nessa área de estudo”, aponta Gomes.

Metas alcançadas

A presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do CFMV, Carla Molento, afirma que as metas do Fórum foram alcançadas com excelência,  fruto da participação proativa e dedicação de todos os representantes dos Conselhos Regionais.

“As ações conjuntas têm mais força e harmonia pois são construídas com a voz de todos. A motivação resultante após esse encontro fará com que tenhamos uma única voz no planejamento, resultando em ação com objetivos comuns, de forma a enfrentar os desafios da nossa área”, afirmou.

Comissão Cebea/CRMV-MS

Este mês, o CRMV/MS, por meio da Portaria nº 46/2016, criou a Comissão Regional de Ética, Bioética e Bem-estar Animal. Formada pelas médicas veterinárias Maria Araújo Teixeira, Marise Marinelli Bonilha e Vanessa Felipe de Souza, a Comissão tem a finalidade de elaborar estudos e/ou trabalhos de interesse do Conselho em relação ao tema.

Confira  a galeria com as fotos do I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Ética, Bioética e Bem-estar Animal do Sistema CFMV/CRMVs.

Fonte: Ascom/CRMV-MS com CFMV