CRMV-MS entrega “Prêmio Joaquim Cavalcanti Freire” à estudante de Medicina Veterinária da Unigran

Categoria: Notícias | Publicado em: 25/01/2018

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), João Vieira de Almeida Neto, participou, na noite da última terça-feira (23), da colação de grau dos estudantes de Medicina Veterinária da Unigran, em Dourados.

Após a solenidade da entrega dos diplomas, o presidente, juntamente do coordenador de curso e conselheiro do CRMV/MS Thiago Leite Fraga, entregou o “Prêmio Joaquim Freire” à acadêmica Dayane Rodrigues de Morais, por ter obtido o melhor coeficiente de rendimento entre a turma de formandos.

Segundo a estudante vencedora, cursar Medicina Veterinária sempre foi um sonho de infância. "Fico honrada em ser contemplada com este prêmio, já que no páreo havia colegas muito bons. A Medicina Veterinária me encanta desde a infância, e optei por esta majestosa profissão. Durante a graduação tive o prazer de conhecer diversas áreas da profissão através da realização de estágios, e a que mais tenho me identificado é a Anatomia Patológica, a qual pretendo segui-la. Agradeço a minha professora de graduação Flávia Barbieri Bacha, que sempre me apoiou, sem ela nada disso seria possível", completa Dayane.

A entrega do prêmio é um modo do CRMV/MS parabenizar o estudante que obteve o melhor desempenho na turma de formandos e foi instituído pela Resolução CRMV/MS nº 27/2006 e reformulado pela resolução nº 67/2016.

Para calcular a melhor pontuação entre os alunos, considera-se a média entre histórico escolar e currículo vitae nos anos de graduação. Para cálculo de pontos do currículo vitae, observam-se os seguintes critérios: horas de estágio, participação em congressos, seminários, simpósios, projetos de pesquisa ensino e extensão, iniciação científica, monitorias e trabalhos publicados em congressos, anais e periódicos.

Joaquim Cavalcanti Freire

O “Prêmio Joaquim Cavalcanti Freire” homenageia o médico veterinário Joaquim Freire pela contribuição e importância dos serviços prestados à Medicina Veterinária dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nascido em 1914, na cidade de Cáceres-MT, formou-se em Medicina Veterinária pela Escola Nacional de Veterinária, no Rio de Janeiro, em 1942. No ano seguinte, obteve a patente de Segundo Tenente Veterinário no Exército Brasileiro. Anos depois, Joaquim Freire destacou-se no campo, onde foi um dos pioneiros na introdução e melhoramento genético da raça Nelore, inclusive o Nelore vermelho, no Estado. Entre suas contribuições científicas está o estudo voltado para a aplicação do sal mineralizado como elemento básico na produção e na produtividade dos rebanhos.

Joaquim Freire contribuiu, ainda, para o fortalecimento da classe veterinária. Foi sócio fundador da Associação Campograndense de Medicina Veterinária, em 1970, hoje, Sociedade Sul-mato-grossense de Medicina Veterinária – SOMVET. Colaborou na administração do Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado. Integrou a primeira diretoria do CRMV/MS, chegando a ceder imóvel de sua propriedade para que a autarquia pudesse iniciar seu funcionamento em Mato Grosso do Sul, em 3 de Janeiro de 1979.

Fonte: Ascom/CRMV-MS