CRMV-MS autoriza início de projeto de castração da Prefeitura de Corumbá

Categoria: Notícias | Publicado em: 11/07/2016

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS) autorizou o início das atividades do projeto de castração da Prefeitura Municipal de Corumbá. A autorização foi concedida após análise do projeto e fiscalização do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, que será o local utilizado para a realização das cirurgias.

A vistoria, realizada no último dia 26, verificou se a estrutura física atende os requisitos estabelecidos pela Resolução CFMV nº 1015/2012. “O objetivo é que a estrutura esteja adequada, com todos os equipamentos necessários para realizar os procedimentos, sendo então, um ambiente seguro e que garanta o bem-estar dos animais”, esclareceu a Gerente Técnica Ana Carolina Siqueira Gonçalves.

Conforme estabelece a resolução, a unidade terá setor cirúrgico com sala de preparo e recuperação dos animais, sala de paramentação do médico veterinário e sala de cirurgia.

Em 2015, Corumbá registrou 58 casos de raiva canina e tem como agravante a fronteira com a Bolívia e sua consequente circulação de animais entre os dois países. Segundo o Presidente do CRMV/MS, João Vieira de Almeida Neto, o projeto é uma excelente iniciativa e irá ajudar no controle populacional de cães e gatos errantes do município, sendo ainda, uma importante medida de proteção à saúde pública, já que a saúde animal é um dos pilares da saúde única, com reflexo direto na saúde ambiental e saúde humana.

O médico veterinário responsável técnico (RT) pelo projeto é obrigado a encaminhar relatórios frequentes ao Conselho, contendo informações do proprietário e dados de identificação e condições do animal atendido, em conformidade à Resolução CFMV nº 962/2010.

O projeto

O projeto de castração de cães e gatos, realizado pela Prefeitura de Corumbá em parceria com a ONG GAPA (Grupo de Apoio de Proteção aos Animais de Corumbá e Ladário), irá funcionar de segunda a sábado no CCZ. Para a realização das cirurgias, os proprietários deverão realizar cadastro junto ao GAPA, que irá encaminhar os animais ao Centro.

Fonte: Ascom/CRMV-MS