CRMV/MS 40 anos: sessão solene irá empossar Acavet/MS e homenagear médicos veterinários e zootecnias que contribuíram com a profissão

Categoria: Notícias | Publicado em: 20/03/2018

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS) completou em fevereiro deste ano 40 anos de criação. A data marca o fortalecimento da Medicina Veterinária e Zootecnia e a trajetória do órgão pela valorização das profissões no Estado. Para celebrar, o CRMV/MS promove, no próximo dia 23, às 19h, no auditório do CREA-MS, sessão solene para homenagear os 40 médicos veterinários e zootecnistas que prestaram relevantes serviços à sociedade sul-mato-grossense.

Além da homenagem, o evento contará com a posse dos acadêmicos titulares fundadores da Academia Sul-Mato-Grossense de Medicina Veterinária (Acavet-MS).

Criação CRMV/MS

O CRMV/MS foi criado pela Resolução nº 214 de 22/02/1978 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), quatro meses após a criação do Estado de Mato Grosso do Sul, definida pela Lei Complementar nº 31 de 11 de outubro de 1977.

Durante dois anos, o CRMV/MS foi coordenado por uma Junta Governativa, responsável pelas eleições da primeira gestão e tendo como presidentes os médicos veterinários Ivan Cuiabano Lino (Jan a  Jul/79) e Edmundo Borges do Amaral (Jul a Fev/80).

As primeiras eleições ocorrem em dezembro de 1979, sendo a chapa vencedora composta pelo presidente Almério Victor de Oliveira, vice-presidente Hermano José Honório de Melo, secretário-geral José Mendes Marchesi, e tesoureiro José de Melo.

O CRMV/MS foi administrado por 12 gestões e hoje possui mais de 5 mil médicos veterinários e zootecnistas atuantes.

Acavet

A Acavet-MS foi criada com o apoio e fomento do CRMV-MS e os acadêmicos titulares fundadores eleitos por meio de voto secreto em fevereiro de 2017 em sessão plenária. Os profissionais que concorriam ao título foram indicados por instituições de ensino, sociedade cientifica médico veterinário, sindicato médico veterinário com jurisdição no território do Estado de MS, conselheiros do CRMV/MS e instituições de pesquisas e/ou de ensino com atividades afins as áreas da Medicina Veterinária.

A academia tem por objetivo discutir problemas relacionados à Medicina Veterinária, promover cursos e simpósios, contribuir para o progresso da ciência, cultivar o estudo da Deontologia, entre outros.

Confira a lista dos acadêmicos fundadores.

Fonte: Ascom/CRMV-MS