Coordenador da Comissão Estadual de Ensino de Medicina Veterinária participa de Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Medicina Veterinária

Categoria: Notícias | Publicado em: 04/05/2017

O coordenador da Comissão Estadual de Ensino de Medicina Veterinária do CRMV/MS, Thiago Leite Fraga, participou nesta segunda (3) e terça-feira (4) do Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Medicina Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs. O encontro reuniu representantes de 18 estados e do Distrito Federal, na sede do CFMV, em Brasília (DF).

Essa é a primeira edição que teve a participação de integrantes da comissão nacional e regionais de educação e também contou com a presença de presidentes dos CRMVs.

O evento é uma oportunidade do CFMV compartilhar com as Comissões Regionais os resultados do projeto piloto de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária, desenvolvido pelo Federal e, em conjunto, aperfeiçoar o mecanismo e definir uma estratégia conjunta de atuação.

Thiago Fraga considera que o encontro serviu para dar um norte de como o Sistema deve atuar para conscientizar instituições, coordenadores de curso, professores e estudantes sobre a importância da Acreditação.

“Ter a Acreditação no seu curso é importante para colocar, além de um critério de legalidade, que é dado pelo Ministério da Educação, um critério de qualidade, um selo de qualidade que é a Acreditação do CFMV”, afirma Thiago Fraga.

“Ao longo desses anos adquirimos experiências e estamos construindo o nosso projeto. A acreditação é antes de tudo uma forma de ação para melhorar a qualidade da Medicina Veterinária no Brasil”, relatou, em mensagem aos participantes, o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes de Arruda.

As palestras da manhã foram abertas com as palavras do presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), Antônio Felipe Wouk. Ele discorreu sobre o histórico das acreditações na educação superior no Brasil e no mundo.

“Um terço das escolas de Medicina Veterinária do planeta se encontram nosso país. São mais de 270 cursos. Como garantir a qualidade no ensino e na formação desses profissionais? O CFMV é o único organismo estatutário que tem experiência para fazer isso”, afirmou Wouk.

Durante a tarde, os participantes puderam conhecer os instrumentos de Acreditação que estão sendo construídos pelo CFMV e sugerir o aperfeiçoamento do modelo.

Rogério Barroso, integrante da CNEMV/CFMV, lembra que o CFMV tem como visão “ser reconhecido nacionalmente como uma instituição capaz de prestar serviços de excelência” e destaca que essa iniciativa complementa outras já adotadas pelo CFMV para melhorar a qualidade do ensino da Medicina Veterinária. Como, por exemplo, o Projeto Estratégias de Ensino-aprendizagem – para o desenvolvimento das competências humanísticas – e o Seres – Banco de Conhecimento da Medicina Veterinária.

Sobre a Acreditação

A Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária representa o reconhecimento formal da competência de programas de ensino em Medicina Veterinária de uma determinada instituição em desenvolver as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos. O processo será de caráter voluntário e não substitui o reconhecimento já realizado pelo Ministério da Educação (MEC).

Os critérios a serem empregados pelo CFMV são específicos para a avaliação de cursos e possuem consenso mundial, como da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e de outros órgãos acreditadores norte-americanos e europeus.

Mais informações sobre a Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária serão divulgadas em breve pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. Fique atento!

Confira a galeria de fotos do Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária do Sistema CFMV/CRMVs, clique aqui.

Fonte: Ascom/CRMV-MS com CFMV