Conselhos Regionais se reúnem para trabalhar pela modernização administrativa do sistema CFMV-CRMV’s

Categoria: Notícias | Publicado em: 15/05/2014

O mapeamento dos processos de trabalho comuns aos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMV’s) de todo país é o motivo pelo qual  seus líderes ou representantes se reúnem no  segundo dia da Câmara Nacional de Presidentes, que, neste ano, acontece em Brasília.  A atividade de hoje (15-5) faz parte do processo de modernização do  Sistema CFMV-CRMV’s e é uma ação do Única Voz – um dos projetos estratégicos do CFMV para fortalecer, integrar e harmonizar o sistema.

“Queremos uma única voz também no funcionamento dos Conselhos Regionais”, explica a integrante da Área de Gestão Estratégica do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Isabela Llurda.  Ela explica que a reunião de hoje é o primeiro passo para um evento maior marcado para o fim deste ano. “Nos dias 5, 6 e 7 de novembro, faremos o 'Primeiro Encontro Administrativo do Sistema CFMV-CRMV’s: Integração e Alinhamento', onde fecharemos o mapeamento dos processos de trabalho comuns a todos os Regionais", revela.

O plano para implantar as soluções dos problemas identificados nos processos mapeados será elaborado nesse encontro, que também vai criar os procedimentos operacionais padrão, a fim de melhorar a prestação de serviços do sistema.

Macroprocessos
Isabela afirma que os macroprocessos dos Conselhos Regionais e os processos de trabalho a eles vinculados serão identificados hoje.

Os macroprocessos são divididos em três categorias: "os finalísticos, que representam a missão de uma organização, ou seja, sua razão de existir; os gerenciais, que  são os processos relativos a planejamento,  assessoramento estratégico e  controle do funcionamento da organização; e os de suporte, que operacionalizam o funcionamento do órgão", esclarece Isabela.

Grupos de trabalho
No decorrer do segundo dia da Câmara de Presidentes, foram criados grupos de trabalho para realizar o mapeamento de cada  processo identificado. Cada grupo terá  representantes das cinco regiões do país.

A ideia é que, a partir de julho deste ano,  essas equipes comecem a desenhar o processo de  trabalho atual, identifiquem  as disfunções e trabalhem a primeira versão de como os processos devem funcionar com efetividade", finaliza a integrante da Área de Gestão Estratégica do CFMV.

*Legenda da foto:  Líderes e representantes dos CRMV's participam de discussões para mapear processos de trabalho

Fonte: Ascom/CFMV