Comissão de Suinocultura é constituída no CRMV-MS

Categoria: Notícias | Publicado em: 31/07/2019

Presidente Rodrigo Piva enfatiza o papel primordial dos médicos veterinários e zootecnistas para se ter um plantel de qualidade

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Rodrigo Piva assinou a portaria de constituição da Comissão de Suinocultura na tarde de segunda-feira (29).

A Comissão será composta pelos médicos veterinários: Fábio José Lima Xavier, como Presidente; Ricardo Rocha Paixão; Nara Mírcea Rodrigues Oliveira; Dieimes Vilela Reichel; Claudineia Ramos Bueno, como Membros.

Para o presidente Rodrigo Piva, a constituição dessa Comissão é de suma importância para a garantia e a promoção do bem-estar da população sul-mato-grossense. “Temos que fomentar ações para garantir um plantel de qualidade, garantindo a produção de carne e derivados saudáveis sob os cuidados dos médicos veterinários e zootecnistas”, pontuou.

Segundo dados do Ministério da Economia, entre janeiro e maio de 2019, Mato Grosso do Sul exportou 1,043 mil toneladas de carne suína, com receita de US$ 1,417 milhão. Os embarques foram para três destinos, Hong Kong, com 758,532 toneladas (72,67%), Angola, com 235,137 toneladas (22,52%) e Libéria, com 50,115 toneladas (4,80%).

Neste mesmo intervalo de tempo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) revela que os frigoríficos sul-mato-grossenses abateram 783,6 mil animais, o sétimo maior número do país e 3,1% a mais que as 760,1 mil cabeças abatidas no mesmo período.

Outro fator a ser levado em consideração é o preço médio do quilo do suíno vivo em Mato Grosso do Sul aumentou 12% no primeiro semestre de 2019 ante igual período do ano anterior. A informação é da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul), em nota, tendo como base a Central de Abastecimento de MS (Ceasa). A média de preço passou de R$ 3,28 para R$ 3,68 o quilo do animal vivo.

“O mercado nacional e internacional está favorável, temos que propor ações que garantam cada vez mais a qualidade da carne e derivados do suíno”, finalizou o presidente do CRMV-MS.

Ascom CRMV-MS