Cláudio Severo Lombardo e Paulo César Augusto de Souza são homenageados com o Prêmio Paulo Dacorso Filho edições 2016 e 2017

Categoria: Notícias | Publicado em: 25/10/2017

Os agraciados com o Prêmio Paulo Dacorso Filho Edições 2016 e 2017 foram conhecidos nesta segunda-feira (23/10), durante cerimônia de abertura do I Simpósio Brasileiro de Especialidades Emergentes do Sistema CFMV/CRMVs, em Fortaleza (CE).

Desde 1977, o Conselho Federal de Medicina Veterinária premia, anualmente, médicos veterinários brasileiros que tenham realizado relevantes serviços à Ciência Veterinária e ao desenvolvimento agropecuário do país. O vencedor do prêmio recebe uma placa, bóton especial e medalha. Os currículos, os memoriais e toda a documentação que comprove a carreira dos indicados são submetidos à avaliação dos conselheiros do CFMV em Sessão Plenária.

O presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, lembrou que o prêmio é uma homenagem ao médico veterinário Paulo Dacorso Filho, um dos grandes nomes da Medicina Veterinária brasileira.

“Este é o maior e mais importante título da Medicina Veterinária brasileira. Poucos são aqueles que são homenageados pelo Sistema CFMV/CRMVs. Paulo Dacorso foi um dos grandes monstros sagrados da Medicina Veterinária e dedicou sua vida ao trabalho científico, à educação e à formação de médicos veterinários competentes”, afirmou Arruda.

Prêmio Edição 2016

O escolhido pelo Plenário do CFMV para receber o Prêmio Paulo Dacorso Filho Edição 2016 foi o médico veterinário Cláudio Severo Lombardo de Barros.

“O escolhido para receber este prêmio é um dos patologistas veterinários mais antigos e atuantes do país, responsável pelos primeiros estudos das doenças do sistema nervoso central de bovinos. Sempre com muita seriedade e dedicação, promoveu o ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Arruda.

“Para mim isso aqui é uma grande honra, eu não esperava. É realmente o prêmio mais importante do Brasil na Medicina Veterinária”, afirmou Barros.

Cláudio Severo Lombardo de Barros graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria em 1969. Ao longo de sua vida, foram mais de 262 artigos, 3 livros e 39 capítulos de livros. Foi responsável pela capacitação e formação de inúmeros profissionais em diversas regiões do país.  Desde 2015, Cláudio atua como professor visitante do programa de pós-graduação em Ciências Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ministrando a disciplina de Anatomia patológica .

Mais informações sobre o currículo do agraciado, clique aqui.

“Fui estagiário de patologia do professor Paulo Dacorso e segui os passos dele. Meu entusiasmo por patologia saiu dele e eu disse ‘vou ser igual a esse cara’. Eu não consegui, mas no caminho aprendi muita coisa, ele me ensinou muita coisa e é uma honra receber um prêmio com o nome dele”, afirmou Barros.

Prêmio Edição 2017

O médico veterinário Paulo César Augusto de Souza recebeu das mãos do presidente CFMV, Benedito Fortes de Arruda o Prêmio Paulo Dacorso Filho Edição 2017.

“Ao nosso homenageado, agradecemos, sobretudo pela inclusão do médico veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Foi graças ao trabalho incansável deste profissional que nós, hoje, temos um espaço significativo na saúde pública brasileira”, afirmou Arruda.

“Sou agradecido a Deus, por ser médico veterinário, professor da Universidade Federal e ter sido convocado pelo órgão maior da classe para desenvolver o trabalho de representar o CFMV na área de saúde pública”, afirmou Paulo César Augusto Souza.

Paulo César Augusto de Souza graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 1977. Foi integrante de comissões técnicas de diferentes instituições, conselheiro do Conselho Nacional de Saúde e presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária do CFMV. Sua dedicação e persistência, levaram ao reconhecimento, pelo Conselho Nacional de Saúde, da Medicina Veterinária como profissão da área de saúde. Mais informações sobre o currículo do agraciado, clique aqui.

“Duas características foram fundamentais para que eu pudesse desenvolver minhas atividades: acreditar sempre nos objetivos propostos e a perseverança. Palavra que uso em todos os momentos como docente. Características fundamentais para alguns momentos de atuação solitária e em equipe, sempre com o apoio do CFMV”, afirmou o homenageado.

Saiba mais sobre a premiação e confira a lista dos agraciados de todas as edições do Prêmio Paulo Dacorso Filho, clique aqui.

Fonte: Ascom/CFMV