CFMV participa de audiência pública sobre a situação dos abatedouros no País

Categoria: Notícias | Publicado em: 04/11/2013

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado Federal discutiu na manhã de hoje (9), durante audiência pública, as condições de funcionamento dos abatedouros no País. O debate foi motivado por denúncias veiculadas pelo programa Fantástico, da TV Globo, em 10 de março, sobre a falta de higiene e crueldade no abate do gado nos abatedouros.

O requerimento para realização da audiência pública foi de autoria do presidente da CMA, senador Blairo Maggi (PR-MT). Foram convidados: Benedito Fortes de Arruda, presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Enio Antonio Marques Pereira, secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; entre outras autoridades.

Para o presidente do CFMV, a situação apresentada não é uma novidade ou uma situação recente. Durante a audiência, Arruda ressaltou as ações empenhadas pelos Conselhos Regionais de Medicina Veterináriaas e falou sobre as dificuldades no cumprimento da fiscalização por parte dos estados e municípios. “Não adianta haver fiscalização e punição a estabelecimentos irregulares e aos profissionais que não exercem o seu papel com ética se a Justiça libera o funcionamento e a atuação profissional nesses casos”.

Arruda ressaltou que mesmo com tantos problemas, o trabalho de fiscalização e o papel dos Médicos-Veterinários e Zootecnistas têm sido de fundamental importância. “Mesmo com todos esses entraves, temos conseguido fechar e lacrar – em conjunto com os Conselhos Regionais, profissionais e o Ministério Público – uma série de frigoríficos e abatedouros em situação irregular em estados e municípios em todo o País”. O presidente ainda complementou que "sem dúvida, há profissionais que não realizam um bom trabalho, como em todas as profissões. Mas há também, em sua maioria, Médicos-Veterinários e Zootecnistas que exercem o seu papel com ética e responsabilidade".