CFMV envia sugestões em consulta pública sobre gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde

Categoria: Notícias | Publicado em: 07/07/2015

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) contribuiu com sugestões para atualizar o regulamento sobre gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. O tema foi colocado em consulta pública pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em razão da entrada em vigor da Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Por se tratar de resolução que contempla os serviços de assistência em saúde animal, é importante a definição, além de carcaça, do que é cadáver animal, e qual o processo adequado para destinação de ambos. O CFMV também sugere que ao definir  “metal pesado” também entre substância ou composto contendo cobalto, cobre e vanádio, por causa dos riscos de serem tóxicos e causarem danos à  saúde caso estejam presentes em excesso no corpo.

Diante de evidências científicas que demonstram maior grau de perigo e preocupação para resíduos classificados pelos gestores como de baixo risco (doméstico, agrícola, industrial) do que para os de serviços de saúde, o CFMV propõe mudanças na classificação. Uma das sugestões apresentadas é que seja criado o “Grupo F” para destinar animais inteiros mortos naturalmente, por catástrofes,  em vias públicas ou rodovias, resíduos que hoje não estão enquadrados em nenhum grupo.

Fonte: Ascom/CFMV