CFMV defende a importância do médico veterinário para qualidade dos alimentos

Categoria: Notícias | Publicado em: 02/12/2014

Na primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada no início deste mês, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) defendeu a maior participação profissional em fóruns e grupos de discussão responsáveis por criar diretrizes relacionadas à qualidade dos alimentos.

“O médico veterinário conhece e tem a vivência da produção e pode esclarecer e desmistificar informações equivocadas sobre a produção de alimentos”, afirma a representante do CFMV na reunião, Oriana Bezerra Lima. Como exemplo citou a participação ativa nas oficinas que irão elaborar diretrizes durante a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que acontecerá neste semestre. Ela também defendeu uma política mais integrada, como exemplo, usando a extensão rural para levar informação ao produtor sobre a produção de alimentos com mais segurança e qualidade.

Ainda durante a reunião, o novo Ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentou seu plano de gestão e pediu espaço, na próxima reunião, para que possa dialogar com os conselheiros e ouvir suas ideias. Também foram discutidos outros programas relacionados ao Sistema Único de Saúde e aprovadas às oficinas regionais para financiamento da saúde.

Fonte: Ascom/CFMV