Castramóvel Sidrolândia: CRMV-MS reforça o compromisso com a sociedade e a saúde única

Categoria: Notícias | Publicado em: 24/06/2021

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Rodrigo Piva participou da inauguração do Castramóvel em Sidrolândia na manhã desta quarta-feira (23).

De acordo com o presidente do CRMV-MS, Rodrigo Piva, os procedimentos de contracepção de cães e gatos com a finalidade de controle populacional no estado, devem fazer parte das políticas públicas que atendem à saúde única e ao bem-estar dos animais. “Pois só com acompanhamento periódico por profissional médico veterinário conseguimos realizar o controle de zoonoses sem comprometer o bem-estar animal, a proteção do meio ambiente e a saúde humana, uma vez que o veterinário tem compromisso com toda a estrutura de saúde regulamentada pelo poder público”.

O CRMV-MS reforça o compromisso com a sociedade e a saúde coletiva. Com o intuito de normatizar os Procedimentos de Contracepção de Cães e Gatos em Ações Pontuais (mutirões) e/ou Programa de Esterilização Cirúrgica com a Finalidade de Controle Populacional no Estado do Mato Grosso do Sul ampla elaborou a Resolução CRMV-MS nº 91 de janeiro de 2020.

Segundo o deputado estadual, Márcio Fernandes (MDB), oferecer a castração de maneira gratuita é seu objetivo, por isso está sempre buscando ampliar o número de Unidades Móveis de Castração de Cães e Gatos (Castramóvel), “Temos auxiliado os municípios junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) para liberação das unidades”.

De abril até esta data já começaram a funcionar as unidades de Campo Grande, Jardim, Codevale, Costa Rica e Sonora. São centenas de animais castrados em menos de dois meses. Também estão em andamento os projetos de castramóvel de Terenos, Ponta Porã, Rio Verde e Bonito.

“Os municípios que ainda não conseguiram estruturar o castramóvel, existe a possibilidade de realização de licitação para contratação de procedimentos de castração na rede de assistencia médico-veterinária já instalada no município, pois o controle populacional contribui para a redução de doenças de origem zoonoticas e ainda impactam diretamente na qualidade de vida dos animais, indiretamente promovendo o bem-estar animal, sendo acessível aos municípios realizar consulta ao CRMV/MS acerca da medicina veterinária e zootecnia.” destacou Rodrigo Piva.

Além da prefeita Vanda Camilo, também estiverem presentes no evento o ex-prefeito de Sidrolândia, Daltro Fiúza, os vereadores Adavilton Brandão e Chris Fiúza, além das secretários Maristela Ferreira e Elaine Brito e do procurador do município, Wellison Muchiutti.

Assecom CRMV-MS

com informações da Assessoria do Deputado Márcio Fernandes