CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Brasil é o primeiro país a aderir ao banco de vacinas contra febre aftosa na América Latina

Categoria: Notícias | Publicado em: 26/07/2017

O Brasil é o primeiro país da América Latina a aderir oficialmente à criação de um banco de antígenos e vacinas contra a febre aftosa. A decisão foi tomada na última sexta-feira (21/07), durante reunião extraordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta Contra a Febre Aftosa (Cosalfa), em Brasília.

De acordo com o presidente da entidade, Guilherme Marques, o banco vai permitir o enfrentamento de eventuais problemas futuros, que podem surgir com a retirada da vacina no Brasil, além de contribuir para as nações que não tenham à disposição doses do produto em quantidade suficiente para imunizar seus rebanhos.

Os representantes dos países que compõem a Cosalfa aprovaram, ainda, resolução para apoiar a Colômbia na erradicação de quatro focos de aftosa detectados recentemente. “Será enviada uma missão técnica àquele país, sob a coordenação do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (Panaftosa), para ajudar os colombianos e trocar experiências”, disse Marques, que também é diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Durante a reunião também foi aprovada resolução para realizar uma ação integrada entre o Brasil e a Colômbia na Venezuela. O objetivo é apoiar os venezuelanos a imunizar e inspecionar o rebanho bovino contra aftosa e fazer exames sorológicos. A Venezuela ainda não é livre da doença.

Outra resolução aprovada na reunião recomenda aos países da América Latina que redobrem os esforços no combate à aftosa e aumentem o volume de investimentos em sanidade animal.

Fonte: Ascom/CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts