Assinatura de acordo de cooperação entre CFMV e Concea (MCTI) dá início à realização de visitas conjuntas a biotérios

Categoria: Notícias | Publicado em: 11/12/2015

Foi divulgado nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial da União, o acordo de cooperação técnica assinado entre o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O acordo visa conjugar esforços para o monitoramento conjunto das instalações que mantêm animais com fins de ensino ou pesquisa científica.

“Com a nossa participação, vamos conhecer a realidade do que ocorre no campo da experimentação animal e, assim, poderemos orientar e acompanhar as atividades das pesquisas que utilizam animais. O aspecto científico deve ser ressaltado para o bem do ser animal, do ser humano e da natureza, dentro, sobretudo, do enfoque da saúde única”, ressaltou o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda.

O presidente da Comissão Nacional de Especialidades Emergentes do CFMV (CNEE/CFMV), Carlos Muller, que compõe o Grupo de Trabalho (GT) do CFMV/Concea responsável pela organização dos trabalhos, ressalta a importância das visitas técnicas. “Além de avaliar as condições das instalações, será avaliado o papel do Responsável Técnico, preservando assim o bem-estar dos animais”, diz.

As primeiras visitas serão realizadas a partir desta quarta-feira (11) e irão ocorrer em diversos estados do país durante o mês de novembro. Os trabalhos serão feitos por fiscais dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) e por conselheiros do Concea, com a participação das Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs) de cada instituição.

Os biotérios sorteados para receber as primeiras visitas estão localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso. Para padronizar as visitas técnicas em todas as instalações, foi elaborado pelo GT um formulário técnico de avaliação, que deve ser observado e preenchido durante as visitas. O acordo de cooperação técnica terá vigência de cinco anos a contar de sua assinatura, realizada no dia 26 de outubro. Mais informações sobre as visitas serão disponibilizadas em breve.

Saiba mais:  http://portal.cfmv.gov.br/portal/noticia/index/id/4397/secao/6

Fonte: CFMV