Aperfeiçoamento Profissional: Parceria entre CRMV-MS e Sebrae irá fortalecer Mercado PET e Clinicas Veterinárias

Categoria: Notícias | Publicado em: 17/07/2019

Como não se apaixonar pelo olhar amendoado de um cãozinho? Ou pelas peripécias de um felino correndo atrás da sombra? Ou ainda uma calopsita dançando ao som do seu rock favorito? Os animais de estimação fazem parte da família, fazem parte do convívio diário das famílias brasileiras, sendo assim se tornou um mercado altamente lucrativo.

Segundo dados do IBGE atualmente no Brasil existem mais animais de estimação nos lares do que crianças, tal fato que faz com que esse mercado ofereça inúmeras oportunidades. Em 2017, o setor aumentou 4,95%, consolidando o Brasil como o terceiro maior mercado em faturamento no mundo. O país movimentou cerca de US$ 20,3 bilhões em produtos e serviços para pets em 2017, de acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET).

Definitivamente este mercado em alta. Aqui em Mato Grosso do Sul não é diferente e por isso, o Sebrae tem oferecido consultorias para empreendedores que estão iniciando seu negócio, ou para proprietários do segmento pet que querem melhorar e ampliar seu negócio.

CRMV-MS x Sebrae – Buscando parceria para que os empreendedores possam ter sucesso, seja no setor de higiene e embelezamento ou ainda em clinicas veterinárias, a analista de relacionamento com o cliente do Sebrae, Viviane Matos dos Santos esteve reunida com o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), Rodrigo Piva na tarde desta terça-feira (16) na sede do conselho.

Viviane dos Santos disse que a procura por consultoria no Sebrae para atender os animais de estimação só tem aumentado. “Temos vários empreendedores que nem são do segmento, mas que querem investir. Procuram o Sebrae para saber o passo a passo para abrir seu próprio negócio. Desde a legalidade até o marketing. Por isso, queremos o Conselho como nosso parceiro”.

O presidente do CRMV-MS enfatizou a importância de agregar valor ao negócio com a presença do médico veterinário. “Quem tem um bicho de estimação quer o melhor cuidado para seu pet, por isso, a presença do médico veterinário é de suma importância, pois só ele pode atender clinicamente o animal. Se caso acontecer uma parada cardíaca durante um banho terapêutico, por exemplo, a intervenção necessária só poderá ser realizada por um médico veterinário”, pontuou.

Devemos destacar, portanto, que o leque de abrangência do serviço veterinário também cresceu. Pois, um mercado que se desenvolve a cada dia mais é o mercado de especialidades médicas veterinárias. Praticamente em todo território nacional você consegue encontrar um veterinário ortopedista, dermatologista, fisioterapeuta, acupunturista, neurologista, nefrologista, endocrinologista, pronto para atender os animais de estimação.

Piva disse da importância de o estabelecimento contar com a presença de um médico veterinário para afastar o risco de morte em situações emergenciais e cumprir a Resolução do CFMV nº 1069/2014, que estabelece princípios e normas que garantam a segurança, a saúde e o bem-estar dos animais que estiverem expostos.

Participaram da reunião a gerente técnica Ana Carolina Siqueira Gonçalves e o assessor jurídico Péricles Gonçalves, ambos do CRMV-MS.

Ascom CRMV-MS