CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Abertura do III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal reúne quase 700 pessoas

Categoria: Notícias | Publicado em: 08/05/2014

Um auditório lotado pela comunidade acadêmica e por profissionais da Medicina Veterinária e da Zootecnia prestigiou a abertura do III Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal, que começou  por volta das 10h, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), no bairro Jardim Botânico, em  Curitiba.

“Temos aqui um ambiente bastante diversificado e rico para discutirmos o tema do bem-estar animal, área necessária para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou a presidente da comissão organizadora do congresso e também integrante da Comissão de Bioética e Bem-estar Animal, do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a médica veterinária e PhD dra. Carla Molento. “Que todas as 688 pessoas inscritas tenham voz e possam interagir nestes três dias de Congresso”,  disse.

Dra. Carla, que também integra o Laboratório de Bem-estar Anima (Labea),  da Universidade Federal do Paraná (UFPR),  compôs a mesa de abertura ao lado de representantes do CFMV, do Conselho Regional de Medicina Veterina (CRMV-PR), da UFPR, da Prefeitura de Curitiba e da World  Animal Protection.

No discurso de abertura, o tesoureiro do CFMV, o médico veterinário dr. Amilson Pereira Said, avaliou o Congresso como ‘ uma importante oportunidade para conhecer, reciclar e atualizar os assuntos cientificamente discutidos sobre o bem-estar animal’. “Este evento representa a verdadeira Medicina Veterinária e a Zootecnia”, disse

Já o presidente do CRMV-PR, Eliel de Freitas, enalteceu a importância do tema  bem-estar animal, já que, segundo ele, “o assunto se tornou preponderante para a sociedade. Os profissionais  da Medicina Veterinária e da Zootecnia são cobrados por ações que garantam o bem-estar dos  animais de produção e de companhia. E, neste contexto, se insere o congresso”, afirmou.

Dando voz a Freitas, o vice-reitor da UFPR, professor Rogério Andrade Mulinari,  disse que o bem-estar e a proteção animal deve passar do discurso para ações concretas. “Digo isso não só em relação à administração pública em todos os níveis de governo, mas também para o mundo acadêmico e para os parceiros independentes, a fim de que possamos avançar nesta questão, chegando a uma sociedade mais fraterna e sustentável”, finaliza.

A manhã do primeiro dia do congresso foi coroada por outros dois momentos importantes. O primeiro foi a entrega do prêmio Paulo Dacorso Filho ao médico veterinário e deputado federal dr. Cesar  Sallum,  por suas contribuições para a ciência veterinária e para o desenvolvimento agropecuário do Braisl.

O segundo foi a palestra inaugural ministrada por um dos especialistas mais renomados no mundo da ciência do bem-estar animal, o médico veterinário e PhD, dr. John Webster, da Universidade de Bristol, Inglaterra.   Para um público que permanecia praticamente imóvel ao escutar atentamente as palavras do especialista, Webster  abordou a sustentabilidade e o bem –estar animal.  No final da palestra, respondeu perguntas feitas pelos participantes.

Fonte: Ascom/CFMV


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts