Vacinação contra a gripe: médicos veterinários fazem parte do grupo prioritário para imunização

Categoria: Notícias | Publicado em: 24/04/2017

Começou no último dia 17, em todo país, a mobilização nacional de vacinação contra a gripe. Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 60 milhões de doses serão distribuídas aos postos da rede pública de saúde. O órgão espera que pelo menos 54 milhões de pessoas sejam imunizadas até o dia 26 de maio, prazo final da campanha. E você sabia que você, médico veterinário, faz parte grupo prioritário da campanha –  para ser vacinado –  por fazer parte do grupo de profissionais de saúde?

A influenza (gripe) é uma doença contagiosa, razão pela qual se dissemina rapidamente e nas épocas epidêmicas é praticamente impossível evitar o contágio. O vírus circula nas aglomerações a exemplo de escolas, empresas, instituições, dentre outros, e, nessas situações, apenas um indivíduo infectado pode em pouco tempo infectar todos os seus contatos.

E, como o médico veterinário atua em diversas frentes, inserindo-se em diferentes atividades desde a gestão até a vigilância epidemiológica e sanitária, ele está mais suscetível e faz parte do grupo prioritário para ser vacinado nos postos de saúde espalhados pelo país.

Segundo a presidente da Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Sthenia Amora, é importante que a classe médica veterinária esteja consciente que faz parte desse rol e não deixe de se vacinar.

“Integramos o grupo prioritário, então é importante que todos os médicos veterinários busquem os postos de vacinação para garantir a proteção contra a gripe”, alertou a médica veterinária.

Sthênia Amora faz referência a Resolução Normativa do Conselho Nacional de Saúde – a CNS 287/1998, que inclui os Profissionais de Medicina Veterinária como Profissionais de Saúde. Deste modo, os médicos veterinários possuem acesso igualitário, às demais categorias profissionais que estão no escopo das profissões de nível superior da área de saúde, a todos os serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde.

Fique atento!
Campanha de Vacinação:
Até o dia 26 de maio.
Locais: Procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próxima de vocês!

Saiba mais:

O Sistema Conselho Federal e Regionais de Medicina Veterinária, por meio de suas Comissões de Saúde Pública Veterinária, trabalham em prol de tornar reconhecidas a presença, a participação e a importância do médico veterinário na Saúde Pública do país.

Nos últimos anos, a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) teve grandes conquistas para a Medicina Veterinária, como, por exemplo, a inclusão do médico veterinário no NASF, fortalecendo o reconhecimento da profissão na área da saúde.

Fonte: CFMV