Registro de produtos veterinários ganha novo sistema eletrônico

Categoria: Notícias | Publicado em: 14/09/2018

Produtos de uso veterinário já registrados ou licenciados provisoriamente devem ser registrados, até 22 de outubro, no novo sistema eletrônico Publivet, instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Instrução Normativa 28, publicada no dia 6 de setembro último, no Diário Oficial da União. Os dados serão, posteriormente, validados pelo ministério e publicados no seu site.

Já para produtos registrados após a publicação da IN, é preciso que o proprietário do registro ou o responsável técnico da empresa efetue o cadastramento no Publivet até dez dias após o registro. A nova ferramenta será um apoio fundamental às atividades de fiscalização e aos profissionais que atuam na pecuária e com a linha pet.

“Esse sistema vai facilitar e dar mais segurança para os médicos-veterinários, que poderão acessar rapidamente que produtos são confiáveis para os seus pacientes”, assinala a assessora técnica da Presidência do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Erivânia Camelo.

Segundo o Mapa, há mais de 10 mil produtos de uso veterinários registrados no ministério e a medida visa evitar a compra de produtos clandestinos pela internet, que podem colocar em risco a saúde de animais e seres humanos. Para esclarecimentos, o Manual do Usuário Publivet está disponível em arquivo no formato PDF. Para esclarecimento de dúvidas, o Mapa disponibiliza ainda o e-mail: publivet.cpv@agricultura.gov.br

Leia mais no site do Mapa:

Sistema eletrônico de produtos veterinários traz segurança ao mercado

Consulta a medicamentos registrados no site do Mapa

Assessoria de Comunicação do CFMV