CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Projeto de lei pretende proibir cursos de graduação a distância na área da saúde

Categoria: Notícias | Publicado em: 15/03/2017

Um novo Projeto de Lei busca proibir a autorização e o reconhecimento dos cursos de graduação da área da saúde que sejam ministrados na modalidade Educação a Distância (EaD). O PL nº 7017/2017 foi apresentado no último dia 7 pela deputada Alice Portugal, Líder do PCdoB na Câmara. A proposta prevê que a mudança seja incorporada à Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

O projeto abrange, além da Medicina Veterinária, outros cursos da formação em saúde, como Farmácia, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Para a deputada Alice Portugal, autora do Projeto de Lei, a formação adequada de um profissional da saúde não se pode realizar sem o contato e a integração com a comunidade. “As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação da área da saúde têm em suas competências, habilidades e atitudes prerrogativas de uma formação para o trabalho em equipe de caráter multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, à luz dos princípios do SUS. Por isso, reitero meu posicionamento acerca da necessidade de formação presencial dos profissionais da área da saúde”, afirma Alice Portugal.

A deputada explica que o projeto pretende impedir prejuízos que cursos a distância podem oferecer à qualidade da formação de seus profissionais, uma vez que não há a devida integração ensino, serviço e comunidade. “Isso não significa que sou contrária a educação a distância, muito menos que considero essa modalidade inferior se comparada à educação presencial. Longe disso, reconheço os méritos da EaD, sobretudo o seu condão democratizante para o acesso ao ensino superior”, justifica Alice Portugal em sua proposição.

A proposta, defende a parlamentar, está fundamentada na Resolução nº 515/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que se posiciona contrariamente à autorização de todo e qualquer curso de graduação da área da saúde, ministrado a distância.

Atualmente, são cerca de 275 mil vagas na modalidade de Ensino à Distância (EaD) em cursos de áreas de saúde autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) – dentre elas, 56 mil foram criadas somente neste último semestre. Cerca de 97% das vagas dos cursos à distância são oferecidos por instituições de ensino particulares.

Fonte: Ascom/CFMV


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts