Publicado em: 17/03/2017

Primeiro Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação do Sistema CFMV/CRMVs será realizado em abril

Imagem: CFMV

“Mais segurança institucional para a educação veterinária brasileira, formando melhores profissionais e garantindo à sociedade a competência médico-veterinária”. Com essa finalidade, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) iniciou em fevereiro deste ano a fase experimental do projeto de Acreditação dos Cursos de Medicina Veterinária pelo Brasil.

A proposta é um sistema de avaliação e certificação da qualidade dos cursos de graduação. É um reconhecimento formal da competência de programas de ensino em Medicina Veterinária de uma determinada instituição em desenvolver as tarefas de educação, treinamento e avaliação dos estudantes, segundo requisitos de excelência pré-estabelecidos.

Para que esse projeto obtenha o sucesso esperado, é necessário o envolvimento e participação efetiva de todos os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs). Desta forma, o CFMV realizará em 03 e 04 de abril o primeiro Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária. Ele acontecerá na sede do CFMV, em Brasília (DF), e será restrito aos integrantes das comissões de educação.

Para o presidente da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária do CFMV (CNEMV), Felipe Wouk, esta será uma oportunidade para compartilhar com as Comissões Regionais os resultados do projeto piloto de Acreditação e, em conjunto, definir um modelo final. Além de definir estratégias para divulgação. “É importante que o sistema CFMV/CRMVs se aproprie desta cultura de Acreditação e difunda-a regionalmente”, explica Wouk.

Os critérios empregados pelo CFMV são específicos para a avaliação de cursos de Medicina Veterinária e possuem consenso mundial, como da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e de outros órgãos acreditadores norteamericanos e europeus. O processo de Acreditação será voluntário.

Serviço:

Evento: I Fórum das Comissões Nacional e Regionais de Educação do Sistema CFMV/CRMVs.

Data: 03 e 04 de abril

Local: CFMV, Brasília – DF

Participantes: Membros das Comissões Nacional e Regionais de Educação da Medicina Veterinária

Fonte: Ascom/CFMV