Presidente participa de lançamento do aplicativo ‘Resenha Virtual de equídeos’

Categoria: Notícias | Publicado em: 29/11/2017

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de MS (CRMV/MS), João Vieira de Almeida Neto, esteve presente, na noite de ontem (28) na Tatersal da Acrissul, no lançamento do aplicativo ‘Resenha Virtual de equídeos’, promovido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Através de uma simulação realizada pela coordenadora do Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE) da Iagro, a médica veterinária Kelly Noda Gonçalves, foi apresentado ao público o novo sistema que possibilitará a identificação individual dos equídeos do Estado, a produção da resenha virtual e a emissão de guias de trânsito pela internet.

O programa faz parte das ações do planejamento estratégico da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) que busca tornar mais ágil e seguro o transporte de animais dentro do Estado. Através da Resenha Virtual, os exames para anemia infecciosa equina (AIE) e mormo poderão ser requisitados via web aos laboratórios e a emissão das Guias de trânsito de animais (GTA) também poderá ser realizada via internet para equídeos já cadastrados no sistema e com exames negativados, assim como já acontece no caso do transporte de bovinos no Estado, de forma padronizada e informatizada.

Segundo o presidente João Vieira, o aplicativo, pioneiro no Brasil, irá facilitar o trabalho do médico veterinário, pois ele é o responsável por fazer a resenha e coletar os exames. Além disso, ressalta a importância deste profissional como o agente de defesa sanitária animal na propriedade.

Para identificar os equídeos no sistema os médicos veterinários responsáveis terão que passar por um curso na agência, habilitando-os para o procedimento e os laboratórios deverão ser cadastrados no sistema,

Resenha Virtual de Equídeos

Com o aplicativo em funcionamento fica a equipe de coordenação do PNSE da Iagro, responsável pelo cadastramento dos veterinários para exames de AIE (Anemia infecciosa de equídeos), pela própria Resenha, o cadastramento dos laboratórios e o treinamento dos profissionais.

A produção e manutenção do sistema e do aplicativo são de responsabilidade da DTI e SGI.

Aos veterinários serão treinados e cadastrados e caberá a eles a identificação individual dos equídeos, o Certificado, a coleta de material para diagnóstico de AIE e mormo, a produção das resenhas padronizadas, completas e informatizadas e acompanhamento das requisições encaminhadas via sistema para o laboratório.

Os laboratórios ficarão responsáveis pelo lançamento dos resultados dos exames, sua confiabilidade e os reagentes (e-mail automático às coordenações, UVL e produtor).

Ao produtor caberá à emissão via web da e-GTA, exames autênticos e validados e a realização de trânsito intraestadual somente com E-GTA e certificado.

Equídeos em Mato Grosso do Sul

Segundo dados da Agência, em Mato Grosso do Sul a população de equinos cadastrada em sistema é de aproximadamente 431 mil animais, sendo que 82% destes encontram-se na região do planalto.

Da esquerda para direita: Roberto Bueno, Diretor Executivo Iagro; Luciano Chiochetta, Diretor Presidente Iagro; Celso Martins, Superintendente Federal da Agricultura (SFA/MS); Jaime Verruck, Secretário Semagro; André Nogueira, diretor-presidente da Agraer; João Vieira de Almeida, presidente CRMV/MS. Foto: Edemir Rodrigues.

Fonte: Ascom/CRMV-MS com informações Iagro