(67) 3331-1655
Seg. a Sex. - 12h às 18h. Atendimento ao público: 12h às 17h

Notícias

Faça sua busca de notícias

Ir para: Todas as Notícias
Publicado em: 30/03/2020

Portaria do Mapa lista atividades essenciais para manutenção da produção e da saúde animal

Post CFMV

Portaria n° 116  do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), publicada na última sexta-feira (27),  especifica produtos, serviços e atividades essenciais para garantir o pleno funcionamento das cadeias produtivas de alimentos, bebidas e insumos agropecuários durante a pandemia do Coronavírus. 

Dentre os itens elencados pelo ministério estão: vigilância e certificações sanitárias e fitossanitárias; prevenção, controle e erradicação de pragas dos vegetais e de doença dos animais; inspeção de alimentos, produtos e derivados de origem animal e vegetal; vigilância agropecuária internacional; estabelecimentos de beneficiamento e processamento de produtos agropecuários; e estabelecimentos para produção de insumos agropecuários, sendo eles fertilizantes, defensivos, sementes e mudas, suplementação e saúde animal, rações e suas matérias primas.

Atuação do CFMV e CRMVs

Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária têm se posicionado e atuado junto aos governos federal e estaduais para garantir à população os serviços considerados essenciais, e reforçando importância da participação dos médicos-veterinários e zootecnistas na manutenção deles. Em alguns estados, esses serviços já foram explicitamente mencionados em decretos. Em outros, os conselhos articulam localmente para que fique clara a necessidade de não se interromper serviços essenciais à saúde da população.

Confira o que já foi publicado sobre o assunto:

Nota Técnica do CFMV reforça importância da manutenção de serviços veterinários

CFMV reforça importância dos serviços essenciais dos zootecnistas na produção animal

Serviços veterinários essenciais permanecem disponíveis à população durante a pandemia do coronavírus

Organismos internacionais de saúde animal se manifestam sobre a Covid-19

Assessoria de Comunicação do CFMV