Portal da Transparência do CRMV-MS permite acesso detalhado em execução orçamentária da Autarquia

Categoria: Notícias | Publicado em: 23/11/2018

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) é uma autarquia pública federal com autonomia administrativa e financeira.

Em observância à Lei de Acesso à Informação (Lei n° 12.527/2011) e no intuito de tornar transparente e detalhada a execução orçamentária e financeira do Conselho, foi implantado, em outubro De 2017, no site do CRMV-MS, o Portal da Transparência.

Por meio de licitação, a empresa vencedora, Implanta Informática, foi contratada para instalar o sistema de Controle de Gestão do Portal da Transparência.

Em abril de 2016, o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS), Mário Augusto Wanderley Xavier participou do Seminário “Transparência e Boas práticas nos Conselhos de Fiscalização Profissional”, realizado em Brasília pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

No treinamento, foi orientado como os conselhos de fiscalização devem proceder quanto a prestação de contas, licitações, contratos, diárias, Lei de Acesso à Informação, entre outros assuntos. “As orientações dadas pelo TCU irão reforçar a busca do CRMV/MS por uma gestão mais transparente”, explicou Xavier.

Mensalmente, a assessora de comunicação do Conselho, responsável por alimentar e atualizar as informações dentro do sistema do Portal da Transparência, solicita, a cada departamento da autarquia, os orçamentos referentes àquele mês.

A navegação pelo sistema pode ser feita de forma rápida e fácil. Ao abrir o site do crmv.ms.br, é possível localizar o subtítulo “Transparência”, que, ao ser acessado, direciona a pessoa para o Portal da Transparência.

Dentro da plataforma, então desenvolvida pela empresa citada acima (Implanta Informática), são armazenadas todas as informações referentes à execução orçamentária do CRMV-MS.

São ao todo oito tópicos, distribuídos em sub-tópicos: Institucional, Legislação, Licitações, Finanças, Viagens, Gestão de Pessoas, Profissionais e Empresas e E-Sic. Dentro de cada segmento é possível navegar e buscar outras informações como: despesas com diárias, jetons, passagens aéreas, folha de funcionários, licitações, dentre outros.

E-SIC

Instalado em agosto deste ano, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (E-SIC) é responsável pelo atendimento inicial ao público, inclusive aos Médicos-Veterinários e aos Zootecnistas, conforme Portaria CRMV-MS N. 047, de 03 de Agosto de 2018.

A chefe de gabinete recebe as demandas, realiza a triagem e faz o encaminhamento inicial.

Confira aqui o passo a passo para acessar o Portal da Transparência:

EXEMPLO:

AO CLICAR NA OPÇÃO ESCOLHIDA, AS PLANILHAS ESTÃO DISTRIBUÍDAS EM SEUS RESPECTIVOS ANOS.

Fonte: Ascom CRMV-MS