Palestra e simulação de plenária com acadêmicos estimula discussão sobre ética e exercício profissional

Categoria: Notícias | Publicado em: 31/07/2017

A aproximação com as universidades e estudantes que em breve entrarão no mercado de trabalho é uma das medidas que o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV/MS) tem adotado. Por meio de palestra e simulação de uma sessão plenária, os estudantes do último semestre de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura, função e atuação do CRMV/MS.

A atividade foi dividida em duas partes e, no primeiro dia (21/07), o presidente João Vieira de Almeida Neto e a gerente técnica Ana Carolina Siqueira Gonçalves apresentaram aos acadêmicos as principais irregularidades constatadas pelo Setor de Fiscalização e a estrutura e função da autarquia. O objetivo foi alertá-los quanto às atualizações das normas que regem a profissão quando estiverem atuando no mercado de trabalho. “A profissão sofre mudanças e evoluções ao longo dos anos. Com estas mudanças, surgem novas legislações que os profissionais devem atentar-se”, completou o presidente.

Na última sexta-feira (28), como segunda parte da atividade, a gerente técnica e o tesoureiro Mauro Rodrigo Rossetti apresentaram o novo Código de Ética e o funcionamento, por meio de uma simulação, de uma sessão plenária realizada pelo Conselho.

A atividade prática deu início com a apresentação de irregularidades hipotéticas, como profissional atuando em empresa com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) vencida, estabelecimento comercial praticando a clínica e médico veterinário atuando sem registro no Conselho.

Divididos em grupos, os estudantes discutiram qual seria a penalidade administrativa a ser aplicada para o caso de fiscalização recebido. Após a discussão, cada grupo elegeu seu representante, que na plenária simulada, relatou seu voto. A atividade estimulou o debate do exercício profissional do médico veterinário e as legislações a que estarão sujeitos quando entrarem no mercado de trabalho.

Confira a galeria de fotos.

Fonte: Ascom/CRMV-MS