Obrigatória a presença do médico veterinário em campanhas de vacinação contra raiva, alerta CRMV-MS

Categoria: Notícias | Publicado em: 27/08/2018

Todos os anos, em 28 de setembro, a comunidade internacional se mobiliza para promover a luta contra a raiva. O movimento conta com eventos realizados ao redor do mundo, com o objetivo de conscientizar a população, divulgar conhecimento e imunizar animais.

Para prevenir a doença, os governos estaduais e municipais costumam realizar campanhas de vacinação por meio de suas secretarias de sáude. Diante disso, o Conselho Regional de Medicina Veterinária informa que é indispensável a presença do médico veterinário com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) homologada no CRMV-MS, nesse tipo de ação.

O papel do médico veterinário é supervisionar e orientar a campanha. Ele é o único profissional habilitado para capacitar as pessoas que vão vacinar, garantindo que os procedimentos sejam realizados da melhor forma possível, com meios e técnicas corretas de contenção do animal, garantindo o bem estar do mesmo e a adequada execução do procedimento.

Além disso, está incluso na capacitação a maneira correta de manusear equipamentos de proteção necessários na ação, a fim de evitar eventuais acidentes em casos de mordeduras, fuga de animais e outros acidentes.

O médico veterinário também é responsável pela manutenção da qualidade dos produtos biológicos que serão ministrados nos animais, como exemplo o rígido controle da temperatura de armazenamento, garantindo assim, a eficácia do procedimento de imunização do animal.

Os resíduos gerados por uma campanha de vacinação (perfurocortantes, restos de vacinas, seringas, agulhas etc.) devem receber tratamento adequado desde a utilização até o descarte, a fim de evitar contaminação ambiental e/ou acidentes com pessoas que tiverem contato com o resíduo. Cabe ao médico veterinário supervisionar a campanha, para que o descarte seja feito corretamente.

A raiva, como uma zoonose – doenças transmissíveis entre os animais e o homem, é uma importante ameaça à saúde pública, e a sua prevenção e controle são medidas de extrema importância para garantir a saúde da população.

Campanha

A campanha de vacinação e a presença do médico veterinário são indispensáveis para garantir a saúde única, termo utilizado para traduzir a união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental, garantindo assim, níveis excelentes de saúde.

A medicina veterinária, uma das profissões mais completas do mundo, foi criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade. Por esta razão, a supervisão de uma campanha de vacinação contra a raiva é de competência exclusiva do médico veterinário, que é o profissional habilitado para realizar os devidos procedimentos em relação aos animais.

Campanhas realizadas sem a supervisão de um médico veterinário com ART homologada no CRMV-MS podem ser denunciadas pelo site do Conselho (www.crmvms.org.br).

“O CRMV-MS está sempre atento em eventos que compreendam a profissão do médico veterinário. Nosso intuito é garantir, além do bem estar animal, que a população se sinta protegida e amparada por pessoas capacitadas a desenvolverem atividade específicas do profissional”, garantiu o presidente do Conselho, João Vieira de Almeida Neto.