No Dia da Zootecnia, professores destacam importância da pesquisa para avanço da produção animal

Categoria: Notícias | Publicado em: 17/05/2019

As instituições acadêmicas, na área da zootecnia, possuem papel fundamental não apenas na formação do profissional, mas também no desenvolvimento de pesquisas que promovem avanço científico e tecnológico na produção animal. Esse foi o balanço feito pelos professores de instituições acadêmicas de ensino homenageados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) durante solenidade realizada nesta segunda-feira (13) em comemoração ao Dia Nacional da Zootecnia realizada na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Em seu discurso, o conselheiro do CRMV-MS e professor da UCDB doutor Rodrigo Gonçalves Mateus citou dados apresentados, este mês, pelo Scimago Journal & Country Rank que revelam que o Brasil é o segundo país no mundo onde mais se produzem artigos científicos na área da zootecnia. De 1996 a 2017, foram publicados mais de 40.300 artigos em todo país.

Para o pós-doutor e professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Rafael Henrique de Tonissi e Buschinelli de Goes, as pesquisas desenvolvidas em Mato Grosso do Sul ao longo dos últimos anos contribuíram para crescimento da produção animal no Estado e para qualidade do produto final destinado ao consumo. “A pesquisa dentro do mercado é extremamente importante, pois gera conhecimento e novas tecnologias para o desenvolvido da produção animal. Em Dourados temos acompanhado técnicas de cruzamento e genética, por exemplo, que já são aplicadas no dia a dia das fazendas promovendo bem-estar animal tanto na parte de abate quanto de criação”, explica.

Assim como pós-doutor Rafael, o doutor Ricardo Carneiro Brumatti, professor Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), acredita que o desenvolvimento científico está diretamente ligado ao avanço da produção animal no país. “A zootecnia é responsável por gerar alimentos e faz isso mantendo um ecossistema sustentável, e para isso é preciso trabalharmos todos os dias na formação das pessoas e no desenvolvimento da ciência.”
O homenageado doutor Gumercindo Loriano Franco, professor da UFMS e diretor estadual da Associação Brasileira de Zootecnia, elogiou conselho por reconhecer o trabalho de ensino e pesquisa desenvolvido nas instituições acadêmicas. “Fiquei honrado, mas ainda mais feliz pela zootecnia ter sido lembrada na data de hoje. A zootecnia é protagonista na produção animal do país, através do nosso trabalho contribuímos para a produção sustentável, ecologicamente correta, socialmente justa, com viabilidade econômica de forma que priorize também o bem-estar dos animais.”

Conselho homenageia professores do Curso de Zootecnia da UEMS que comemora neste ano Jubileu de Prata
Também no dia 13 de maio deste ano, o curso de zootecnia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade Aquidauana, comemora 25 anos de criação. Em reconhecimento à contribuição da UEMS no desenvolvimento da produção animal em Mato Grosso do Sul, o CRMV-MS, homenageou professores da instituição. São eles: Doutora Elis Regina de Moraes Garcia; Doutora Luisa Melville Paiva; Doutor Pedro Nelson Cesar do Amaral; Doutor Tiago Junior Pasquetti; Doutor Ulisses Simon da Silveira e Doutor Henrique Jorge Fernandes, que recebeu homenagem em Campo Grande. “Todo reconhecimento pelo trabalho vem de bom grado, e ser reconhecido pelo próprio conselho possui um impacto maior ainda”, disse doutor Jorge Henrique ao receber a homenagem.