CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Embrapa disponibiliza material técnico sobre projeto de controle do javali

Categoria: Notícias | Publicado em: 12/11/2017

Visando contribuir com o controle do javali asselvajado no país, a Embrapa coordena, desde 2012, o projeto "Estruturação de programa de vigilância epidemiológica e manejo populacional de Suídeos Asselvajados (Sus scrofa) na área livre de Peste Suína Clássica". A pesquisadora líder do projeto é a Dra Virginia Santiago Silva, da Embrapa Suinos e Aves.

Em atendimento a solicitação oficial do Ministério da Agricultura, a proposta do projeto é a estruturação de um sistema de vigilância epidemiológica, como complementação ao sistema de vigilância para Peste Suína Clássica (PSC) vigente, associado a um inovador programa de controle e monitoramento populacional de suídeos asselvajados nos estados da área livre de PSC. O programa de vigilância baseado em áreas de risco identificadas pela abundância de suídeos asselvajados co-habitando com suínos domésticos seguiu uma implementação em blocos, tendo início na região sul como bloco piloto, devido a condições relativas a comércio, portarias estaduais que autorizavam o abate de javalis e pelo apoio de organizações não-governamentais que executam essa atividade. Posteriormente as atividades seriam estendidas a outros estados e regiões da área livre de Peste Suína Clássica no Brasil. Estudos de dinâmica populacional serão realizados nas áreas de risco, gerando as informações para retroalimentação do programa de manejo orientado para o controle populacional, bem como para as ações de vigilância.

Ao longo desse período, o projeto ajudou a construir diversas normas legais que permitiram tanto o estabelecimento da vigilância em suídeos asselvajados (Plano de vigilância em suídeos asselvajados na área livre de peste suína clássica, Norma Interna DSA 03 de 18 de setembro de 2014), capacitações para manejadores e produção de materiais para capacitação, publicações diversas, quanto na implantação da IN IBAMA 03 de 2013, capacitando manejadores para a coleta adequada e segura de material para o diagnóstico oficial da PSC. 

No Mato Grosso do Sul, a Embrapa Pantanal é parceira do projeto Javali, sob a coordenação do Dr. Guilherme de Miranda Mourão com iniciativas regionais (Projeto Pronex – Fundect, em execução, coordenação Dr. Guilherme de Miranda Mourão) e Rede Javali Fundect (em fase de contratação, coordenação Dra Aiesca Oliveira Pellegrin).  Também participamos, colaborando com o IFMS de projeto de desenvolvimento de aplicativo (Android) para mapeamento de populações de javali, cujo produto encontra-se na fase inicial para registro junto ao INPI, sendo posteriormente disponibilizado para todos os usuários, além de promovermos a divulgação das ações do plano de vigilância dos javalis asselvajados para a comunidade produtora e manejadores, em parceria com o IBAMA, sindicatos rurais e clubes de tiro. 

 

Confira o Manual de Necropsia de suideos  e demais materiais desenvolvidos pelo projeto:

Manual de Necropsia de suideos  

Bioseguridade na suinocultura

Orientacões para colheita de sangue Post Mortem e envio ao laboratório

Javalis, Javaporcos e suiformes nativos

Fonte: Ascom/CRMV-MS com informações Embrapa 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts