CRMV-MS fiscalizou mais de 1900 estabelecimentos em 2019

Categoria: Destaques, Notícias | Publicado em: 28/01/2020

Além de autuar falso médico veterinário, foram encontrados medicamentos vencidos, locais sem as mínimas condições de atendimento e manutenção ilegal de animais silvestres.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) por meio do setor de fiscalização esteve em 1982 estabelecimentos durante o ano de 2019, localizados em todo o Estado.

Como resultado foram emitidos 970 termos de constatação, 951 autos de infração e também 432 termos de fiscalização.

Cumprindo sua prerrogativa de defender a sociedade contra os maus profissionais, bem como respondendo às demandas dos médicos veterinários e zootecnistas, foram apuradas 102 denúncias e emitido o dobro de autos de multa.

Tanto que graças à intervenção do CRMV-MS, junto com autoridades competentes, foi realizada a interdição de uma Clínica Veterinária em Ponta Porã que não possuía registro no Conselho. Tampouco possuía alvará sanitário, nem ambiental para atendimento. Além de não ter as mínimas condições de atendimento, ainda mantinha ilegalmente um macaco-prego no estabelecimento.

Graças a essa ação o médico veterinário, juntamente com a clínica, foi autuado pelo CRMV-MS, respondendo administrativamente e disciplinarmente junto à instituição. Também foi atuado pelo Procon pelo uso de medicamentos vencidos, além de ter sido atuado e multado pela PMA, respondendo por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção, em caso de condenação.

O CRMV-MS esteve em Sidrolândia para apurar uma denúncia anônima. Após a diligência foi constatado que se tratava de um falso médico veterinário. Além de realizar atendimento veterinário com a prática de clínica, onde fazia a prescrição de medicamentos veterinários e tratamentos aos animais de companhia.

Foi possível constatar que o falso médico exercia as atividades privativas de profissional médico-veterinário, sem o necessário cumprimento dos requisitos legais, ou seja, ter cursado a faculdade de medicina veterinária e possuir inscrição junto ao CRMV-MS. Colocando em risco a vida dos pets e de toda a sociedade.

Sendo assim, é vital para a proteção da sociedade, dos bons profissionais (médicos veterinários e zootecnistas), bem como das empresas registradas junto à Autarquia, o papel fiscalizador do CRMV-MS.

Ascom CRMV-MS