Comissão de Alimentos define prioridade em primeira reunião realizada no CRMV-MS

Categoria: Destaques, Notícias | Publicado em: 31/01/2020

A Comissão Estadual de Tecnologia e Higiene de Alimentos (CETHA) realizou sua primeira reunião na tarde de quinta-feira (30) na sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS).

Entre as atribuições da CETHA está a proposição de diretrizes para regulamentação da atuação do médico veterinário na área de tecnologia e higiene alimentar bem como de revisar e propor a atualização e harmonização da legislação sobre o tema.

O presidente em exercício, Jair Vicente ponderou que foram chamados para compor a CETHA profissionais que atuam no setor tanto na Capital quanto no interior de MS. “Estão aqui profissionais que tem vivência na área de alimentos. Eles poderão contribuir significativamente com melhorias para o desempenho dos profissionais e empresas do setor alimentício”.

Fazem parte dessa Comissão: Melissa Amin, Álvaro Francisco Martins Borges, Renato Costa Brum, Renata Helen Campozam, William Shingo Tanaka, Hélio Ferreira de Rezende Júnior, Paula Cristiane Severino Ibrahim, Aliny Kris de Oliveira Nogueira, Jair Vicente de Oliveira, Fernando Barraca de Jesus Mequi, Rodrigo Olegário Ferreira.

Logo na abertura dos trabalhos, Jair Vicente disse que o CRMV-MS já está propondo parcerias com os órgãos de fiscalização. “Já estivemos reunidos com a Vigilância Sanitária de Campo Grande para propor a assinatura de Termo de Cooperação para as áreas de prestação de serviços e alimentos. Como o Setor de Alimentos tem um campo de atuação vastos, marcamos um segundo encontro”, relatou.

Foram definidas as primeiras ações da CETHA que tem como prioridade a Regulamentação da Resolução CRMV-MS nº 79 de 10 de agosto de 2018 que normatiza a anotação de responsabilidade técnica dos profissionais médicos veterinários que atuam somente em estabelecimentos varejistas e atacadistas que realizam a produção, o fatiamento/fracionamento na ausência do consumidor, a embalagem e a rotulagem de produtos alimentícios de origem animal.

Além de definição da carga horária para as atividades; realização de Cursos de RT´s avançados e Workshops para a área; principais gargalos e problemáticas encontradas na atividade; parceria e alinhamento de ideias com órgãos competentes: VISA, PROCON, DECOM, IAGRO, MAPA, etc.

A gerente técnica e médica veterinária de CRMV-MS, Ana Carolina Siqueira Gonçalves de Assis que irá coordenar os trabalhos e está confiante no trabalho das comissões. “Em 2019 o CRMV-MS já tinha algumas comissões atuando em suas áreas. Porém, a diretoria resolveu ampliar o leque para que possamos discutir todas as atribuições do médico veterinário e do zootecnista”.

Para finalizar a reunião foi feita a escolha do presidente e das secretárias: William Shingo Tanaka, Aliny Kris de Oliveira Nogueira, Paula Cristiane Severino Ibrahim.

Ascom CRMV-MS