CFMV reforça importância dos serviços essenciais dos zootecnistas na produção animal

Categoria: Campanhas CFMV, Notícias | Publicado em: 24/03/2020

Zootecnistas cumprem papel primordial na manutenção da produção de alimentos, ao lado dos médicos-veterinários. Neste momento em que o Brasil e o mundo tomam medidas para conter o avanço da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) elaborou nota visando reforçar a importância da manutenção dos serviços essenciais desses profissionais na cadeia de produtos de origem animal.

No texto, elaborado pela assessoria técnica do conselho, recomenda-se a manutenção da força de trabalho dos zootecnistas. Também são listadas recomendações aos profissionais que seguem atuando no campo, para que sigam rígidas normas de higiene e demais cuidados para a prevenção da transmissão da Covid-19 no ambiente de trabalho.

A seguir, a íntegra da nota:

****

Serviços essenciais dos zootecnistas devem ser garantidos para se manter a produção animal durante pandemia do novo coronavírus

Em virtude da pandemia da Covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2), os governos estaduais estão fechando os comércios locais a fim de evitar a disseminação da doença. Os decretos variam de uma região para outra do país, mas no geral, garantem o funcionamento dos serviços de saúde e de toda a cadeia de produção de alimentos.

Por entender ser imprescindível a manutenção da cadeia de produção animal, atividade que envolve a atuação dos zootecnistas, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) recomenda a manutenção da força de trabalho desses profissionais, visando a contribuir com a população neste momento de crise.

Para manter o atendimento e, ao mesmo tempo, contribuir para conter a proliferação do novo coronavírus, o CFMV orienta que, em sua atuação, os zootecnistas:

– Reforcem as recomendações de higienização e dos cuidados para a prevenção da transmissão da Covid-19 nos estabelecimentos sob sua responsabilidade;

– Nas visitas aos produtores, redobrem os cuidados na adoção de regras básicas de higiene e assepsia pessoais e do ambiente, antes e após cada atendimento. Além de seguir rigidamente essas normas de higiene, manter um intervalo mínimo de duas horas entre as visitas.

– Mantenham as distâncias recomendadas pelos órgãos de saúde na interação pessoal, como forma de mitigar a possibilidade de contaminação. Nos locais de manejo e criação dos animais de produção, via de regra, já costuma ser baixa a concentração de pessoas, o que diminui o risco e já contribui para evitar a propagação do vírus nesses ambientes.

OIE e WVA

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Associação Mundial de Veterinária (WVA) emitiram nota defendendo que os serviços de nutrição animal são essenciais para a saúde pública, especialmente na prevenção de doenças, no gerenciamento de emergências e enfrentamento de pandemias, como a que ocorre atualmente. Confira o posicionamento completo das entidades internacionais de saúde animal (texto em inglês).