CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Comissões


CEMA elabora de Informativo sobre Escorpiões

Categoria: | Publicado em: 05/03/2020

A Comissão Estadual de Meio Ambiente (CEMA) do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) está elaborando um Informativo sobre escorpiões e os riscos à população.

De acordo com a presidente da CEMA, Dra. Magyda Arabia A. D. Moussa disse que os escorpiões estão presentes o ano todo no meio ambiente, porém no período do verão, de dezembro a março, exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, pois o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais, que se abrigam em esgotos e entulhos. Por isso, decidimos elaborar esse informativo para auxiliar na prevenção dos ataques desses animais peçonhentos”.

Os escorpiões que habitam o meio urbano se alimentam principalmente de baratas, portanto são comuns também em locais próximos a áreas com acúmulo de lixo. A adoção de hábitos simples é fundamental para prevenir acidentes.

Vale ressaltar que o Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Estes produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes.

Ainda na reunião da CEMA foram discutidos os temas do Manual de Responsabilidade Técnica (RT) que serão redigidos pela comissão, entre eles estão: gerenciamento de riscos, gerenciamento de resíduos e estudos ambientais e resgate de fauna.

A Comissão de Meio Ambiente é composta pelos médicos veterinários: Magyda Arabia A. D. Moussa, Paula Helena Santa Rita (conselheira do CRMV-MS), Juliana Resende Araújo, Lucas Cazati, Thamy de Almeida Moreira, Mariana Coelho Mirault Pinto e Heitor Miraglia Herrera.

Ascom CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Comentários fechados






Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts