Comissões

CEMA destaca a importância do Médico Veterinário na atuação das questões ambientais

Categoria: | Publicado em: 06/02/2020

A Comissão Estadual de Meio Ambiente (CEMA) do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) realizou a primeira reunião nesta quarta-feira (05/02) na sede do Conselho. A pauta principal foi a importância do Médico Veterinário na atuação das questões ambientais.

A CEMA foi designada pela Portaria CRMV-MS nº 9, de 30 de Janeiro de 2020, sendo composta pelos médicos veterinários: Magyda Arabia A. D. Moussa, Paula Helena Santa Rita (conselheira do CRMV-MS), Juliana Resende Araújo, Lucas Cazati, Rita De Cassia Da S. Paes, Thamy de Almeida Moreira, Mariana Coelho Mirault Pinto e Heitor Miraglia Herrera.

Para início dos trabalhos a Profa. Magyda Arabia fez uma apresentação sobre a importância do assunto meio ambiente na medicina veterinária devido à escassez de profissionais que atuam na área, preocupação com a rotina veterinária, e a promoção da saúde pública.

Foram colocados como assuntos a serem abordados pela comissão: produção de folder informativo sobre o controle dos escorpiões, discussão o tratamento de água residual em estabelecimentos veterinários, a situação dos curtumes, entre outras atividades, bem como discutir a superpopulação dos caramujos existentes em Campo Grande realização de palestras sobre educação ambiental.

Por fim foi escolhida como presidente da CEMA a Dra. Magyda Arabia A. D. Moussa e como secretária Thamy de Almeida Moreira.

A gerente técnica e médica veterinária do CRMV-MS, Ana Carolina Siqueira Gonçalves de Assis falou da Resolução CFMV nº 1275/19 onde solicita o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde de todos os estabelecimentos.

Participaram da reunião os membros da diretoria do CRMV-MS: Rodrigo Piva (presidente); Jair Vicente (vice-presidente) e Jonas Cavada (secretário-geral).

Ascom CRMV-MS

Comentários fechados