CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Substância do chocolate é tóxica a cães e gatos

Categoria: Destaques, Notícias | Publicado em: 09/04/2020

Se ingerirem, pets podem apresentar quadros graves de saúde

O chocolate é uma das delícias tradicionais no período de Páscoa para os humanos. Já para os pets, representa um risco à saúde. Se ingerido por cães e gatos, o chocolate pode causar diversas alterações no organismo, desencadeando complicações de saúde, de grau leve até quadros graves.

Isso ocorre porque os animais têm capacidade reduzida para processar uma substância contida no chocolate chamada teobromina. Assim, ela se torna tóxica no organismo dos pets.

Para se ter uma ideia, a dose de teobromina que pode ser tóxica para cães está entre 100 e 150 mg/kg e, normalmente, os chocolates ao leite possuem 154 mg/100g de teobromina. No caso do chocolate meio-amargo, chega a 528 mg/100 g.

“O fígado dos cães e gatos metaboliza parcialmente a teobromina e, quanto maior a concentração de cacau no produto, maior o percentual de teobromina e, consequentemente, mais tóxico será para o animal”, explica o presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do CRMV-SP, médico-veterinário Yves Miceli de Carvalho, que ressalta que o chocolate ao leite e o branco também oferecem riscos.

Efeitos da intoxicação

A médica-veterinária Rosangela Ribeiro Gebara, integrante da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV-SP, comenta que após a ingestão do chocolate o animal pode apresentar aumento da frequência cardíaca, da pressão arterial e da micção (eliminação de urina, que pode contribuir para a desidratação do pet), além de agitação e tremores. “A gravidade do quadro clínico varia de acordo com a quantidade ingerida e também depende da idade e porte do animal, bem como do estado geral de saúde do cão ou gato.”

De acordo com Carvalho, elevação da temperatura corporal, vômitos e diarréias também estão entre os sintomas. Segundo o médico-veterinário, apesar dos casos letais serem raros, existe alta incidência de distúrbios gastrointestinais, especialmente em animais de pequeno porte e mais jovens, devido à quantidade de toxina em relação ao peso do cão ou gato. “Fases posteriores ao envenenamento por teobromina incluem ataques epiléticos e morte.”

Além dos riscos citados, o chocolate pode acarretar outros males ao organismo do animal, como obesidade, diabetes entre outras complicações.

Ingestão acidental deve ser tratada como emergência

Se o seu cão ou gato ingerir chocolate que possa ter sido deixado em local de fácil acesso, o caso deve ser tratado como emergência e um médico-veterinário deve ser procurado imediatamente. O profissional fará uma avaliação clínica e dará os primeiros socorros.

O presidente da Comissão Técnica de Nutrição Animal do CRMV-SP, Yves Miceli de Carvalho, esclarece que os tutores não devem oferecer leite na intenção de cortar o efeito da intoxicação. “Trata-se de um mito e é possível que o leite até potencialize a ação do tóxico no organismo.”

Prevenção

É importante ficar atento e não deixar ovos de Páscoa, bombons e outros produtos que contenham chocolate em locais acessíveis a cães e gatos. Eles podem se sentir atraídos pelo odor ou pela própria embalagem e pegarem às escondidas.

“Também é fundamental alertar a todos da família, especialmente idosos e crianças, sobre o perigo de oferecer chocolate aos cães e gatos”, ressalta Carvalho.

Texto: Assessoria de Comunicação do CRMV-SP.

 


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts