CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Nota técnica: Intervenções assistidas por animais

Categoria: CEIAA, Destaques, Nota Técnica | Publicado em: 06/07/2021

A relação homem e animal é cada vez mais evidente e tem se tornado um vínculo ainda maior na nossa sociedade, esse vínculo é capaz de trazer diversos benefícios para ambas as espécies, sendo observado cada vez mais o quanto essa relação pode ser favorável principalmente a seres humanos.

As intervenções assistidas por animais (IAA) são intervenções estruturadas e orientadas que intencionalmente inserem os animais com o propósito de obter benefícios aos seres humanos no âmbito da saúde, educação e em organizações sociais. Nas IAAS são atuantes equipes multidisciplinares especializadas em comportamento e bem-estar animal.

No Brasil, essa prática foi instituída em meados dos anos 50 pela psiquiatra Nise da Silveira. No entanto, o interesse dos profissionais da área da saúde começou a crescer na década de 80, quando tiveram início os centros especializados nessa área. Sendo assim as Intervenções assistida por animais são consideradas uma modalidade nova da qual necessita de mais estudos.

As intervenções assistidas por animais podem ser divididas em três categorias distintas: Atividade Assistida por animais (AAA), Terapia assistida por animais (TAA) e Educação Assistida por animais (EAA).

Atividade assistida por animais (AAA): Se trata de visitação, recreação e distração por meio do contato com os animais com as pessoas, para fins motivacionais, educacionais e/ou propósitos recreativos. Essas atividades não possuem objetivos claros e não produz resultado em análise dos assistidos, podem ser desenvolvidas por profissionais, tutores/condutores que levam seus animais para instituições com intuito da melhora na qualidade de vida das pessoas.

Terapia assistida por animais (TAA): Envolve profissionais da área da saúde que utilizam o animal como parte do trabalho e do tratamento, possui objetivos claros e estabelecidos. A TAA é dirigida e desenhada para promover saúde física, social, socioemocional e/ou funções cognitivas, seja em grupo ou individual. É um processo terapêutico formal.

Educação assistida por animais (EAA): Inclui o animal no cenário pedagógico no processo de ensino e aprendizado, é uma intervenção com metas definidas e estruturada aplicada por profissionais qualificados da área educação, pode ser aplicada tanto em educação geral e especial, tendo como objetivo a melhora educacional em suas capacidades sociais e cognitivas.

Para a realização da IAA é necessário garantir o bem-estar de toda a equipe, incluindo dos animais envolvidos, para isso é de extrema importância que para a participação o animal passe por uma seleção realizada por profissionais que tenham conhecimento em comportamento e bem-estar animal para garantir que o perfil do animal se enquadra na atividade escolhida, passando por uma avaliação física e comportamental.

Cuidados veterinários devem ser garantidos desde a seleção do animal e regularmente durante o programa, a frequência deve ser decidida pelo médico veterinário a depender das atividades e das espécies. Deve-se ser montado um protocolo de medidas para prevenir zoonoses, sendo avaliado pelo médico veterinário constantemente, medidas profiláticas também são de obrigação serem tomadas verificando a necessidade de vacinações e controles parasitários adequados.

Todos os envolvidos devem receber um treinamento para entender o animal participante independente da espécie, incluindo sinais de estresse e desconforto até estarem familiarizados com a manipulação garantindo o bem-estar e a segurança de todos os participantes. Os profissionais devem ser instruídos sobre os limites de cada espécie e evitar que sejam colocados em atividades que possam promover desconforto ou serem contra os comportamentos naturais de cada animal.

A equipe participante é responsável por garantir que os animais envolvidos estejam descansados, saudáveis e confortáveis antes, durante a após as sessões, sendo avaliados diariamente se as atividades a serem realizadas condizem ao bem-estar do animal sem compromete-lo.

Referências:

IAHAIO. IAHAIO White Paper, 2014. Disponível em: http://www.iahaio.org/new/ fileuploads/4163IAHAIO WHITE PAPER- FINAL – NOV 24-2014.pdf. Acesso em 15/05/2021.

ALMEIDA, E.A. Educação, atividade e terapia assistida por animais: revisão integrativa de produções científicas brasileira. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação. Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. 2014. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/16154/1/Elisa%20Alves%20de%20Almeida.pdf

DOTTI, J. Terapia e animais. 2. ed. São Paulo: Noética, 2014.

Autoria: Marcela Vidal Campo Freira (CRMV-MS nº 7741) e Caroline Gabriel Finkler (CRMV-MS nº 6768)
Comissão Estadual de Intervenção Assistida por Animais (CEIAA) do CRMV/MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts