Nota de Pesar – Dr. Luis Leon Cyon

Categoria: Acadêmicos, CRMV-MS, médicos veterinários, Nota de Pesar, Notícias | Publicado em: 30/07/2020

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) lamenta o falecimento do Oftalmologista Veterinário, Dr. Luis Leon Cyon, vítima de infarto do miocárdio, no dia 20 de julho.

Referência em oftalmologia veterinária no Brasil. Formou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul em 1977, especializado na área de oftalmologia no Animal Medical Center em Nova York nos EUA de 1982 até 1983.

Teve diversos trabalhos publicados, entre eles, na Sociedade Paulista de Medicina Veterinária: Ocorrência de Dirofilária Immitis na câmara anterior do globo ocular em canis familiares.

Na revista “O Nosso Clínico” em setembro de 1998: Trato Uveal Anatomia e funções, já em março de 2003 outro artigo publicado na mesma revista: Catarata e Facoemulsificação.

Trabalhou como clínico e cirurgião geral na Clínica Veterinária Faria Lima de 1978 a 1986. Proprietário e diretor clínico do Instituto Piratininga De Medicina Veterinária de 1986 a 2006. Sócio fundador do Provet atuando com oftalmologista durante 5 anos. Sócio fundador e atuante como clínico, oftalmologista e cirurgião do Koala Animal Hospital de 2006 a 2015. Primeiro hospital veterinário a ter tomografia computadorizada da América latina.

Ministrou vários cursos e palestras sobre oftalmologia veterinária em várias cidades do Brasil ao longo de todo esses anos. Atuou como responsável na parte de oftalmológica de algumas clinicas de hípicas em São Paulo Jóquei clube, Hípica Paulista, Hípica de Santo Amaro.

Especializado em todas as organelas do globo ocular e seus anexos de cães, felinos, equinos e bovinos. Deixou seu legado marcado na história da Oftalmologia Veterinária.

Desse modo, o CRMV-MS presta sua homenagem ao profissional e se junta aos familiares no sentimento de dor.