CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Nota de Pesar – Dr. Haroldo Sampaio Ribeiro

Categoria: CRMV-MS, Nota de Pesar | Publicado em: 15/08/2020

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) lamenta o falecimento do médico-veterinário Haroldo Sampaio Ribeiro, ex-presidente do CRMV-MS.

Dr Haroldo faleceu, em casa, na madrugada deste sábado (15/08) vítima de complicações decorrentes de pneumonia.

Haroldo Sampaio Ribeiro chegou em Mato Grosso uno em 1955 para trabalhar na então fazenda de criação do Ministério da Agricultura, sendo o primeiro médico veterinário a adentrar o sertão. Se empenhou na criação do curso de medicina veterinária no Estado, tendo ocupado o cargo de professor titular de parasitologia e doenças parasitárias, coordenando o curso por três vezes, na Universidade Federal. Foi diretor do Hospital Universitário, além de ocupar cargos em entidades da classe veterinária.

Entre seus feitos está a contribuição com a Medicina Veterinária, desde a época do Mato Grosso como Estado Uno. No livro de 45 anos da Medicina Veterinária de MS (FAMEZ-UFMS de 1971 a 2016) conta a história de como tudo começou:

O sonho de criar a primeira Escola de Veterinária teve início em 1957 quando o Professor Haroldo Sampaio Ribeiro, primeiro Médico Veterinário civil a exercer a profissão no Sul do Estado de Mato Grosso, promoveu uma campanha de motivação pública por meio da imprensa. A iniciativa permitiu o contato com profissionais de outras Instituições de Ensino Superior do país, que realizaram palestras incentivadoras para as autoridades locais com o objetivo de implantar um espaço de formação para os jovens da região.

Em 1962, o Ministro de Estado dos Negócios da Agricultura, por intermédio do Senador Filinto Muller, designou através da portaria 110 de 8 de março, uma equipe responsável por elaborar as medidas necessárias à criação da Escola Superior de Agronomia e Veterinária de Mato Grosso. O grupo era composto pelo técnico de Educação Lincolin Allison Pope, o Médico Veterinário Haroldo Sampaio Ribeiro e o Engenheiro Agrônomo Acyr Vaz Guimarães. A revolução de 1964 desmobilizou o movimento para a criação do curso e fragmentou a organização entre os profissionais engajados, que haviam aderido à esta luta.

O professor Haroldo, realizou uma nova campanha e, desta vez, para conscientizar os governantes que Campo Grande seria o local adequado para sediar a faculdade de Medicina Veterinária, conforme promessa do Governador Fernando Corrêa da Costa. Somente em 1966, com a nomeação do Conselho Administrativo do Instituto de Ciências Biológicas de Campo Grande (ICB-CG), pelo Governador Pedro Pedrossian, foi enviado o ofício a sua Excelência, Marechal Humberto de Alencar Castello Branco, pleiteando a cessão de uma área para edificação da cidade universitária, uma estrutura para sediar os cursos de Veterinária, Agronomia e Medicina, além do anexo da Escola de Capatazia de Técnica Agrícola e de Auxiliar de Enfermagem.

Em janeiro de 1970, o Governo do Estado instituiu a Universidade Estatual de Mato Grosso (UEMT) e em dezembro do mesmo ano, o conselho administrativo do ICB-CG, criou o curso de Medicina Veterinária na instituição, sob indicação do conselho dos professores Licurgo de Oliveira Bastos, Yasuo Oshiro, Mário Pedro de Cerqueira Caldas, Haroldo Sampaio Ribeiro, Hoei Yamaki e José Roberto Amin. O primeiro vestibular para ingresso no curso de Medicina Veterinária aconteceu após 14 anos de lutas. Dos 39 candidatos, foram selecionados 24 para compor a primeira turma de discentes.

A aula inaugural aconteceu no dia 9 de março de 1971 e ministrada pelo professor Haroldo Sampaio Ribeiro. A primeira grade curricular totalizava 4.445 horas e possuía dois semestres integrados aos cursos do Centro de Ciências Biológicas. O professor Haroldo, primeiro coordenador do curso de Medicina Veterinária, realizou convênios com frigoríficos, laticínios, a 9ª Região militar e Condepe, com o objetivo de proporcionar estágios para os alunos. Na época de fundação, havia a necessidade de contratar professores, principalmente, para ministrarem as aulas no ciclo profissionalizante. A estratégia foi pedir indicações de acadêmicos do último semestre para profissionais de diferentes áreas da Escola de Veterinária de Belo Horizonte. Assim, foram contratados seis médicos veterinários recém- -graduados, que permaneceram durante seis meses em estágios nas áreas das disciplinas que iriam ministrar, além de obterem assessoramento pedagógico por parte da professora Adair Martins. Os professores contratados foram: Wilson Eurípedes Pinto, Elúsio Guerreiro de Carvalho, Medelvirson de Oliveira, Maria das Graças Moraes, Olímpio Crisóstomo Ribeiro e Jair Soares Madureira. No dia 4 de janeiro de 1972, o conselho Estadual de Educação oficializou, por meio da resolução Nº 001-A, o funcionamento do curso de Medicina Veterinária no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso.

Os professores Haroldo Ribeiro, Thompson Bezerra Carneiro, Lourival Fagundes e Odilon Xavier de Oliveira solicitaram ao arquiteto Jurandir Nogueira a elaboração de um projeto de construção para um espaço físico adequado ao curso de Medicina Veterinária. A área utilizada para essa finalidade era de 9.400 m², onde contemplaria o funcionamento de todos os setores do curso.

Para aprovação desse projeto, o professor Haroldo mobilizou políticos do sul do antigo estado de Mato Grosso. Escreveu para os prefeitos, Câmaras de Vereadores, Sindicatos Rurais, Associações de diversas classes, lojas maçônicas e para toda comunidade de cada município, solicitando apoio para o projeto. O pedido foi que telegrafassem para autoridades federais, estaduais e representantes do Congresso Nacional, reforçando a necessidade da construção do centro de ciências veterinárias.

“Segundo depoimento prestado pelo professor Haroldo e reportagem publicada no Diário da Serra em 07/06/1975, houve liberação por parte do Ministério do Planejamento, de uma verba para construção do Departamento de Tecnologia Veterinária. No entanto houve uma demora para abertura de concorrência, desvalorizando a verba, sendo necessário a redução do projeto e quando finalmente iniciou-se a construção, só foi possível realizar as fundações”. (Trecho retirado da monografia sobre a história da criação do curso de Medicina Veterinária da UFMS) A estrutura laboratorial para ministrar as disciplinas práticas do curso era fundamental, mas até então não existiam condições mínimas para esse objetivo, mesmo após as solicitações feitas à Administração da Universidade. Somente no início do ano letivo de 1973, os professores do curso optaram por interromper as aulas do período até que a reitoria proporcionasse as instalações necessárias para capacitação e formação dos alunos.

No dia seguinte a paralização, o secretário da Agricultura Paulo Coelho Machado declarou que providenciaria edital de concorrência pública para atender a demanda da construção de um hospital provisório. “Segundo depoimento do Profº Haroldo, foi graças a sua interferência junto ao Governador José Frageli, que houve a liberação de verba para construção do hospital veterinário de emergência. Essa construção foi viabilizada rapidamente de forma bastante simples e inaugurada pelo Governador José Frageli em julho de 1973, possibilitando assim a continuidade do curso” (Trecho retirado da monografia sobre a história da criação do curso de Medicina Veterinária da UFMS) A primeira formatura do curso de Medicina Veterinária aconteceu em 19 de julho de 1975, graduando 14 Médicos Veterinários. Entretanto, o processo de reconhecimento do curso viria acontecer no dia 2 de fevereiro de 1976, pelo decreto 77.165, quando o Ministério da Educação e Cultura se posicionou favorável a reforma do hospital veterinário, considerando as necessidades do estado, Medicina Preventiva a nível de rebanho. Em junho do mesmo ano, após a reforma, foi inaugurado o segundo hospital veterinário. A política de expansão da UFMS a partir da federalização da UEMT em 1979 contemplou o curso por meio de projeto de um Hospital Veterinário mais amplo, com clínica, cirurgia para animais de pequeno e grande porte, além do apoio laboratorial nas áreas de Patologia Clínica, Bacteriologia, Virologia, Reprodução Animal, Necrópsia e Histopatologia.

O Hospital Veterinário da UFMS foi inaugurado em 11 de setembro de 1982, na gestão do Reitor Edgard Zardo. O curso de Medicina Veterinária formou mais de mil alunos desde sua fundação.

No dia 8 de setembro de 1983, Dr. Haroldo Sampaio Ribeiro foi eleito 1º presidente da Associação Profissional dos Médicos Veterinários do Estado de Mato Grosso do Sul, no ano seguinte cumprida as exigências legais do Ministério do Trabalho, veio o reconhecimento como Sindicato, atual Sindivet-MS.

Haroldo esteve à frente do CRMV-MS até janeiro de 2001. Foi homenageado pelos serviços prestados à classe, na comemoração dos 40 anos do Conselho em Mato Grosso do Sul.

Desse modo, o CRMV-MS presta sua homenagem ao profissional que deixou sua marca na história da Medicina Veterinária tanto do MT e do MS, e se junta aos familiares no sentimento de dor.

De acordo com informação de familiares o velório será realizado na Capela Pax Mundial (em frente ao Horto Florestal), das 14 às 16 horas. O sepultamento será realizado no Cemitério Santo Antônio a partir das 16h30.

Ascom CRMV-MS


Compartilhe:



Ver mais notícias

Comentários

  1. José Ivan Aguiar disse:

    Convivi com Aroldo na UFMS e com sua luta pela Veterinária , que teve na inauguração do Hospital Veterinario, um dos pontos altos de sua trajetória, Lamento profundamente seu falecimento.

  2. Marcos Gonçalves Rolo disse:

    Descanse em paz mestre, meus profundos sentimentos aos parentes e a todos que tiveram o privilégio de conhecer esse ser humano fantástico!Muitíssimo obrigado Doutor!!!!!


Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts