Meio Ambiente e a Medicina Veterinária*

Categoria: Artigo, CEMA, Comissões, Destaques, médicos veterinários, Meio Ambiente | Publicado em: 01/06/2020

Na Semana Mundial do Meio Ambiente a Comissão Estadual de Meio Ambiente (CEMA) do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul traz o artigo: “Meio Ambiente e a Medicina Veterinária”

A Medicina Veterinária não tem como prioridade somente a saúde animal. No contexto da Saúde Única inclui-se a Saúde Humana e a Saúde Ambiental, trabalhando nesta interface para que para entender, conhecer, prevenir e tratar e saúde como um todo.

Na Saúde Ambiental, a preocupação não se vale apenas às alterações ambientais que causam diretamente doenças ao homem, mas também àquelas que degradam, poluem ambientes causando prejuízo à flora, rios e fauna, levando animais à extinção e consequentemente ao desiquilíbrio de todo um nicho ecológico.

O Médico Veterinário tem grande importância na participação da preservação ambiental, atendendo às normativas pertinentes à sua atividade profissional, se destacando principalmente por meio da educação ambiental, seja capacitando a sua equipe ou promovendo orientações para a sociedade.

A educação ambiental é um processo que demanda mudanças de comportamentos, que não basta ser de um e sim de todos – o que é utópico – mas uma tarefa árdua de tentar conscientizar a maioria. Este profissional conhecido por tratar animais e que fala de meio ambiente se destaca, atrai curiosidade e serve de inspiração para outros colegas e pessoas do seu convívio a fazerem um mesmo, até mesmo porque a conscientização ambiental e a preservação do meio ambiente é um dever de todos.

De forma muito notória, esse profissional se destaca nas pesquisas de proteção ambiental, biodiversidade, ecoepidemiologia de doenças trabalhando muitas vezes em parceria com outros profissionais, fornecendo subsídios e respostas em prol de um ambiente mais saudável para as futuras gerações.

A Comissão Estadual de Meio Ambiente (CEMA) tem atuado em prol da conservação ambiental, trabalhando junto aos colegas médicos veterinários, zootecnistas e sociedade do Estado do Mato Grosso do Sul.

Magyda Arábia Araji Dahroug*
Presidente da CEMA e Docente na UCDB