CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Saiu edital para concurso de oficial médico-veterinário do Exército

Categoria: CFMV, Destaques, médicos veterinários, Notícias | Publicado em: 29/06/2020

Estão abertas as inscrições para o concurso de oficial médico-veterinário do Exército Brasileiro. O edital oferece duas vagas e o processo seletivo será realizado em todo o território nacional. Os profissionais que se candidatarem devem ter diploma emitido por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O período de inscrição vai até 5 de agosto de 2020 e a prova será realizada no próximo dia 13 de setembro. A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), em Salvador, é a responsável pelo concurso, no entanto, os aprovados em Medicina Veterinária farão o curso de formação no Rio de Janeiro, na Escola de Saúde do Exército (EsSEx), juntamente com os novos oficiais médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros.

A duração do curso de formação é de, aproximadamente, 35 semanas. No final, o oficial será declarado primeiro-tenente, sendo classificado em uma Organização Militar, conforme seu desempenho escolar final. O progresso da carreira o conduzirá, após aprovação nos cursos de habilitação exigidos, ao posto final de coronel.

O candidato deverá ter até 32 anos de idade no dia 31 de dezembro do ano da matrícula, isto é, em 2021. Além da prova intelectual, o candidato é submetido a inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e comprovação de requisitos para habilitação.

Atuação

No Exército, o oficial médico-veterinário pode atuar em diversas áreas de competência da profissão, como sanidade de animais de emprego militar (cães e cavalos), além de ruminantes e animais silvestres, inspeção e segurança dos alimentos e da água, vigilância sanitária e ambiental, controle de zoonoses e pragas, além de defesa biológica, em consonância com o conceito de saúde única, segundo o coronel médico-veterinário Francisco Augusto dos Santos.

“Tive a oportunidade de, ao longo de mais de 30 anos de serviço, trabalhar como Chefe da Seção de Cães-de-Guerra, do Laboratório de Inspeção de Alimentos e do Hospital Veterinário da Escola de Equitação. Além disso, exerci funções de defesa biológica, biossegurança, vigilância sanitária e ambiental em duas missões de paz da ONU, no Haiti; nos Jogos Olímpicos Rio 2016; na operação de ajuda humanitária aos refugiados venezuelanos, a Operação Acolhida; e em diversas operações militares no Brasil, principalmente, na Região Amazônica. Assim, o Exército Brasileiro me proporcionou experiências profissionais que, dificilmente, teria em qualquer outra instituição nacional”, afirma.

Para o coronel médico-veterinário, que também é membro da Comissão Estadual de Saúde Pública Veterinária do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), o emprego do médico-veterinário no Exército é cada vez mais valorizado, por meio da intensificação de sua participação nas ações de saúde pública, como no atual combate à covid-19. Os oficiais fazem parte dos comandos conjuntos, que planejam e organizam ações do Exército em nível regional, além de participar efetivamente no combate à pandemia, por meio de medidas de prevenção individuais dos militares e desinfecção de instalações e equipamentos.

A renovação de seus quadros permite ao Exército manter a continuidade dos trabalhos executados, elevando o padrão sanitário de sua tropa e de seus animais. Além disso, ganha a Medicina Veterinária, como um todo, por conta da oferta de novas oportunidades de trabalho aos médicos-veterinários e da valorização de seus integrantes.

Medicina Veterinária Militar

A história da Medicina Veterinária Militar teve início, no Brasil, com a chegada de médicos-veterinários em missões militares francesas para combater a epidemia de mormo, que assolava o Rio de Janeiro no início do século XX. Em 1910, foi criada a primeira escola de Medicina Veterinária no país, a Escola de Veterinária do Exército.

No entanto, em 1974, passaram a ser admitidos apenas oficiais temporários, levando à extinção do serviço veterinário no Exército. A situação mudou no ano de 1992, com o reingresso de oficiais médicos-veterinários de carreira, por meio de concurso público.

O edital completo com as matérias da prova e demais informações pode ser obtidos aqui.

Fonte: CRMV-RJ

Assessoria de Comunicação do CFMV


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts