CALENDÁRIO (67) 3331-1655
Atendimento: Seg a Sex - 12h às 18h

Notícias


Programação do Dia do Médico-Veterinário 2020 movimenta CRMVs

Categoria: Acadêmicos, Campanhas CFMV, Campanhas CRMV-MS, CFMV, CRMV-MS, Curiosidades, Destaques, médicos veterinários, Notícias, Saúde Única | Publicado em: 02/09/2020

Com foco voltado à Saúde Única e às variadas áreas de atuação do médico-veterinário nos cuidados com animais, o meio ambiente e o ser humano, a campanha de 2020 para o Dia do Médico-Veterinário – 9 de setembro – foi elaborada de forma colaborativa pelo Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs). O mote é “O médico-veterinário também cuida de você”.

A campanha de comunicação visa valorizar e agradecer aos profissionais que, em especial neste período de pandemia da covid-19, não só têm contribuído com pesquisas inovadoras relacionadas à doença, mas vêm, ao longo dos anos, trabalhando de forma integrada às demais áreas de saúde para promover a segurança dos alimentos, o controle de inúmeras zoonoses (doenças transmissíveis ao homem) e o equilíbrio do meio ambiente.

Este ano, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, os CRMVs promoverão eventos comemorativos realizados, exclusivamente, em ambiente virtual, acessíveis a todos os profissionais do país. A programação por estado está listada a seguir.

CRMV-AL

A importância do médico-veterinário na Saúde Única é a inspiração do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL) para promover a mesa-redonda Atuação do médico-veterinário durante a pandemia: importância e ações locais.

O evento substitui, neste ano, a tradicional Semana Alagoana do Médico Veterinário e a solenidade de entrega dos prêmios Abelardo Teixeira Moura e Destaque da Medicina Veterinária, suspensas por conta da pandemia.

A organização é da recém-criada Comissão Estadual de Higiene de Alimentos e da Comissão de Saúde Pública Veterinária. O tema será abordado por profissionais com experiência em quatro campos de atuação: a área privada da produção de alimentos; Saúde Pública, com a participação do profissional no Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf); a Vigilância de Alimentos; e varejo em supermercado.

Quando: 9/9, das 19h às 21h

Plataforma: Google Meet – http://forms.gle/9CbGiZJK1vbB6kaU7

Inscrições gratuitas e com direito a certificado

Informações: (82) 99948-9776 e pelo e-mail crmv-al@crmv-al.org.br.

CRMV-GO

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Goiás vai realizar a  live Médico Veterinário: por que a sociedade precisa cada vez mais de você?, na qual serão abordados os diferentes aspectos que fazem esse profissional estar integrado às questões de saúde que vêm afetando a humanidade. A condução será dos médicos-veterinários Rafael Costa Vieira e Ingrid Bueno Atayde, respectivamente presidente e vice-presidente eleitos do CRMV-GO.

Além do evento virtual, o regional divulgará um vídeo alusivo à data e um editorial publicitário, em jornal impresso local, para homenagear os profissionais.

Quando: 9/9, às 20h

Plataforma: Instagram @crmvgo

CRMV-MA

Os principais temas relacionados à atuação do médico-veterinário na Saúde Única serão abordados em lives, a princípio semanais, promovidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Maranhão, durante todo o mês de setembro. Os temas serão divulgados sempre na semana anterior ao evento.

Os encontros terão uma hora de duração e serão realizados na plataforma Stream Yard, dando direito a certificado de participação (não válido como curso de Responsável Técnico). As inscrições serão gratuitas e deverão ser feitas antecipadamente.

Quando: 9, 16, 23 e 30 de setembro, das 19h às 20h.

Plataforma: Stream Yard

Informações: www.crmvma.org e mídias sociais do CRMV-MA

CRMV-MS

Em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS), por meio da Comissão Estadual de Tecnologia e Higiene de Alimentos (Cetha), promoveu o webinar Alimentos e Abate Halal, no dia 1º de setembro, às 19h (horário de Brasília).

O evento difundiu conhecimentos sobre o alimento halal para disseminar conhecimento sobre esse nicho de mercado aos médicos-veterinários e acadêmicos do estado e do país, devido à demanda de exportação de proteína animal do Brasil para os países árabes.

Informações: www.crmvms.org.br

CRMV-PA

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA) promove sua 44ª Semana do Médico Veterinário (Semavet), nos dias 9 e 10 de Setembro, a partir das 17h, por meio da plataforma on-line Sympla Streaming. Adaptado ao ambiente virtual, devido à pandemia, o regional tem o objetivo de levar conhecimento a estudantes e profissionais da Medicina Veterinária.

A versão virtual do evento terá os seguintes temas: Nefrologia em Pequenos Animais; Responsabilidade Técnica; Impactos da Pandemia na Qualidade de Alimentos; Reprodução e Preservação de Animais Selvagens; e Enfermidades Neurológicas de Ruminantes e Equinos.

Quando: 9 e 10/9, a partir das 17h

Plataforma: Sympla Streaming

Inscrições gratuitas, no www.crmvpa.org.br, com direito a certificado

CRMV-PR

Considerada hoje a principal dermatozoonose dos centros urbanos, com ampla disseminação em diversas regiões do país, a esporotricose foi o agravo escolhido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) para fomentar o primeiro debate da semana de comemoração do Dia do Médico-Veterinário. O I Simpósio sobre Sporothrix e Esporotricose: uma estratégia de saúde coletiva, será realizado de forma on-line, no dia 9 de setembro, das 17h às 22h20.

Organizado pela Comissão Estadual de Saúde Única, presidida pela professora Cláudia Pimpão, o evento terá apresentações de profissionais renomados que abordarão aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais do agravo. A transmissão será pela plataforma Sympla Streaming e, para se inscrever, o profissional ou estudante deve acessar o site do regional.

O CRMV-PR também promoverá, nos dias 3 e 4 de novembro, mais dois eventos gratuitos que integram a comemoração do Dia do Médico-Veterinário: o II Simpósio Internacional de Saúde Única e o IV Simpósio Paranaense de Saúde Única, ambos com o tema Água: O Sangue Terra. Mais informações sobre a programação e as inscrições para esses eventos serão fornecidas, em breve, pelo regional.

I Simpósio sobre Sporothrix e Esporotricose: uma estratégia de saúde coletiva

Quando: 9/9, das 17h às 22h20

Plataforma: Sympla Streaming

Inscrições gratuitas, no www.crmvpr.org.br, com direito a certificado

CRMV-PE

Para celebrar o dia dedicado ao médico-veterinário, o Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Pernambuco (CRMV-PE) preparou uma programação especial para os profissionais: uma série de lives, no dia 4 de setembro, a partir das 15h, na fanpage do regional no Facebook (@crmvpe). A participação é gratuita.

O evento virtual abordará temas ligados à Saúde Única, como leishmaniose visceral, segurança alimentar no varejo e as últimas novidades relacionadas à esporotricose animal e humana. Essa foi a saída encontrada pelo CRMV-PE para levar informação e capacitação aos profissionais de forma democrática e segura, em tempos de pandemia. Saiba mais sobre os temas e especialistas debatedores no site do regional: www.crmvpe.org.br.

CRMV-RN

A 3ª Semana do Médico Veterinário, realizada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN), terá como tema central  a Saúde Única. O evento em formato virtual será de 8 a 10 de setembro, sempre a partir das 19h, com as palestras  Segurança de Alimentos, Saúde Pública e Coronavírus e Saúde Ambiental. As inscrições gratuitas estão abertas para profissionais e estudantes e haverá certificado aos participantes.

Os interessados também podem participar do grupo oficial do evento, onde poderão tirar dúvidas e ficar por dentro das novidades e avisos. O acesso é através do link https://chat.whatsapp.com/JEj1vwRICoCILhii7t6TN4.

3ª Semana do Médico Veterinário do CRMV-RN

Quando: 8, 9 e 10/9, às 19h

Plataforma: Sympla Streaming

Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/3-semana-do-medico-veterinario-2020-crmv-rn__955653, com direito a certificado de participação

CRMV-SP

Planejada com o mesmo direcionamento de duas campanhas já realizadas pelo regional no primeiro semestre – “Cuidando de quem cuida” e “Tem sempre um médico-veterinário cuidando de você” – a 4ª Semana do Médico Veterinário do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP) terá seu foco voltado para o mercado no pós-pandemia.

A campanha será realizada de 8 a 11 de setembro e trará para o debate, em painéis on-line, as abordagens dos entraves trazidos pela pandemia de covid-19, mas também as oportunidades que o momento representa.

Quando: 8 a 11/9, das 19h às 21h

Programação:

8/9 – Painel 1: Novas perspectivas para a Medicina Veterinária

9/9 – Painel 2: Profissionais e negócios no pós-pandemia

10/9 – Painel 3: Protocolos sanitários: o que aprendemos com a covid-19?

11/9 – Painel 4: Inteligência emocional e comunicação: as novas habilidades essenciais

Plataforma: Sympla (inscrições) e Zoom (painéis)

Inscrições: os interessados devem fazer um cadastro no linktr.ee/CRMVSP e se inscrever nos painéis. As instruções para o acesso ao evento on-line serão enviadas por e-mail aos inscritos.

CRMV-TO

A segunda edição da Semev – Semana do Médico Veterinário do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Tocantins (CRMV-TO) será nos dias 2 e 3 de setembro, a partir das 19h30. O evento trará para o debate temas como Atribuições de RT médico-veterinário em estabelecimentos industrializados de POA (produtos de origem animal); Biotecnologia aplicada na reprodução; Nutrição funcional do paciente geriátrico; e o talk show Proteção Jurídica na Medicina Veterinária.

Quando: 2 e 3/9, a partir das 19h30

Plataforma: Sympla Streaming/Zoom

Inscrições: https://www.sympla.com.br/2-semev—semana-do-medico-veterinario__948118


Compartilhe:



Ver mais notícias

Deixe um Comentário








Ver galeria de fotos

Ver galeria de vídeos

Ver galeria de podcasts