Ministério e associações promovem campanha para evitar que Peste Suína Africana atinja o Brasil

Categoria: CFMV, MAPA | Publicado em: 02/09/2021

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lidera uma campanha que chegou, nesta semana, às redes sociais. O objetivo é alertar a sociedade em relação à prevenção da Peste Suína Africana (PSA), de modo que a doença não chegue ao país por meio de viajantes, principalmente, aqueles provenientes de países onde a doença está presente. No fim de julho, ocorreu um diagnóstico na República Dominicana, país da América Central, o que acendeu o alerta das autoridades brasileiras.

A campanha, intitulada “Peste Suína Africana, aqui não!”, está publicando nas redes sociais do Mapa conteúdos que orientam sobre as formas mais comuns de ingresso da PSA no país e o que fazer para reduzir a ameaça.

Embora não atinja seres humanos e esteja erradicada desde a década de 1980 em território nacional, a enfermidade viral é fatal para rebanhos suínos, causando prejuízo a suinocultores e reduzindo a oferta dessa carne à população. Estimativas da Embrapa apontam que a presença da PSA no Brasil causaria um prejuízo estimado em 5,5 bilhões de dólares, apenas no primeiro ano.

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) apoia a iniciativa do ministério, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (Abegs), bem como com a Associação Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Revista CFMV 82 (2019): Peste Suína Clássica e Peste Suína Africana: as doenças e os riscos para o Brasil

Mapa amplia ações de prevenção em aeroporto para evitar entrada de peste suína africana

Mapa reforça vigilância após ocorrências de Peste Suína Africana na República Dominicana